Firmeza e harmonia

“Portanto, meus irmãos, a quem amo e de quemtenho saudade, vocês que são a minha alegria e a minha coroa, permaneçam assim firmes no Senhor, ó amados! O que eu rogo a Evódia e também aSíntique é que vivam em harmonia no Senhor.”

(Filipenses 4.1-2)

A jornada cristã exige um ambiente adequado para que possaser bem sucedida. Esse ambiente envolve nossas relações e nosso mundo interior. E como vimos em Filipenses 1.6, o cristão não é alguém que fazuma obra para Deus, mas alguém em quem Deus está fazendo uma obra. Portanto, o sucesso da jornada cristã não pode ser medido pelo tamanho dascoisas que realizamos. Ele é função da pessoa que nos tornamos ao longo da vida, do tipo de caráter e coração que manifestamos, da visão davida que nos domina. A obra de Deus em nós se realiza a partir de concessões e buscas que fazemos a Ele.

Paulo pede duas coisas aos irmãos de Filipos que precisamcaracterizar nossos relacionamentos e nosso mundo interior: firmeza e harmonia. Aqueles irmãos deveriam permanecer firmes no Senhor. Isso significaviver cada dia, não apenas um em especial, como por exemplo o domingo ou o sábado, em comunhão com Cristo e uns com os outros. Em meio às lutas,confiar e orar. Em meio às alegrias, louvar e agradecer. Diante do pecado, resistir e temer. E se cair, confessar e buscar o perdão. Levantar-se,deixar o passado no passado, e seguir em frente. Firmeza cristã não é estagnação na mesma posição, umacoisa só o tempo todo, mas um movimento constante de volta para Deus por meio de Cristo.

Evódia e Síntique, duas irmãs de nome complicado, estavamcom um relacionamento conflituoso. Elas deveriam buscar reconciliação. Seus corações deveriam pulsar pela mesma razão. Cristo deveria ser paracada uma delas maior que as diferenças entre elas e, por causa disso, deveriam convergir em lugar de divergir. Se não sabemos caminhar ao lado deirmãos que são diferentes de nós, estamos enganados sobre Deus, que caminha conosco embora sejamos muito diferentes dele! A disposição para, porcausa da graça de Cristo, caminharmos com os diferente é também um requisito fundamental para nossa jornada cristã. Se nos enchermos do Espíritode Cristo (Ef 5.18), teremos sempre o bastante pra superar nossas diferenças, por causa de Cristo. Que hoje haja mais firmeza e harmonia em nossasvidas.

“A graça do Senhor Jesus Cristo seja com o seuespírito”

(Filipenses 4.23)

 

 

Comente!

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui