“O Reino dos céus também é como um negociante que procura pérolas preciosas. Encontrando uma pérola de grande valor, foi, vendeu tudo o que tinha e a comprou”. (Mateus 13.45-46)
Jesus não está mais entre nós, fisicamente. Sua presença porém é real, por meio do Espírito Santo que habita cada filho de Deus. Não há filho de Deus sem a presença do Espírito Santo, pois Ele é o selo que comprova a fé que nos faz filhos (Ef 1.13-14). Mas nem todos vivemos a vida de filhos de Deus que deveríamos viver, por causa do nosso estilo de vida, prioridades e (pre)ocupações. Erramos não escolhendo a melhor parte, com fez Maria, sendo dominados por muitas coisas, como aconteceu com Marta (Lc 10.38-42). É pelo Espírito de Deus que podemos diariamente escolher o Reino de Deus e assim viver como filhos de Deus. Mas isso exige obediência.
Escolher a melhor parte é resultado de obediência e fé. Mas podemos nos sentir independentes e livres de um jeito errado, criando nossa própria versão do Reino de Deus. Um reino que não nos pede para sermos servos, mas os faz senhores, cristãos autônomos. Jesus exemplificou isso ao dizer que o Reino de Deus deve produzir em nós o mesmo tipo de atitude de um negociante que compromete tudo por causa da mais valiosa de todas as pérolas. Ele não poderia ter todas! Era preciso escolher. Era preciso “desfazer-se” para “obter”, “perder” para “ganhar”. Nossa vida não possibilita tempo, recursos ou dedicação a tudo. Precisamos escolher. E nossas escolhas revelam o que é para nós o Reino de Deus. Há um tipo de vida do Reino e outros tipos!
O Reino de Deus tem várias faces, envolvendo o modo com somos pais, filhos, amigos, comerciantes, cidadãos… seres humanos, enfim. Envolve o lugar que damos ao esforço de contribuir com o Evangelho no mundo e o tipo de compromisso que temos com os outros filhos de Deus (a igreja), para juntos nos completarmos no serviço ao Reino. Devemos pedir que o Espírito Santo que é o selo dos filhos de Deus nos fale sobre que tipo de filhos de Deus temos sido. Devemos nos avaliar sobre o significado do Reino de Deus e se ele é inspirado pelo Espírito de Deus. Pois os filhos de Deus manifestam o Reino de Deus, guiados continuamente pelo Espírito de Deus.