Chegou ao fim a 1ª edição do Festival Gastronômico de Eunápolis Delivery. A realização foi do Sebrae e da CDL de Eunápolis, com o apoio de diversos parceiros.
Foram 23 empresas participantes, seis categorias (prato principal, lanche, comida de boteco, pizza, self-service e sobremesa) e 42 pratos. Os 12 dias de evento proporcionaram bons resultados para os participantes e para a economia local.
Os números chamam a atenção:
- 1,9 mil pratos vendidos participando das categorias do festival;
- 20 mil pratos vendidos nas empresas participantes;
- 28% de crescimentos das vendas no período do evento
- estimativa de 460 mil reais injetados na economia.
O Festival Gastronômico de Eunápolis Delivery obteve ainda 100% de satisfação sobre o formato em que foi realizado.
Nas mídias, mais de 244 mil pessoas alcançadas nas redes sociais. Razões para isso foram: a comercialização através de multiplataformas, ações com influenciadores digitais nas redes sociais do festival, além da interação com o público.
O gerente do Sebrae em Teixeira de Freitas, Alex Brito avaliou a a primeira edição edição de maneira positiva. “Conseguimos um bom engajamento empresarial e um aumento de faturamento desses negócios e essa é a proposta do festival. Gerar resultados para os empresários nesse momento de pandemia é, no mínimo, preservar empregos e contribuir para que os empresários mantenham os seus negócios em funcionamento”, analisa.
Segundo o presidente da CDL em Eunápolis, Fabrício Ramos, o festival evidenciou a força que o setor gastronômico do município tem. “De primeira, fui surpreendido com a quantidade de empresas que aderiram ao festival. A garra desse povo mostrou a força do setor gastronômico do município. Esse foi o primeiro festival em delivery e durante uma pandemia com diversas restrições para os restaurantes, mas faço uma avaliação muito positiva dos resultados alcançados”, conclui.
Para Taisa Cancela, gestora de Projetos do Sebrae, o evento é uma verdadeira vitrine gastronômica. “Espero que outras edições venham, pois o festival dá a oportunidade aos empresários do setor serem vistos. Há muito local que, talvez, o cliente não conheça o cardápio, e, agora, vai lá conferir o prato concorrente e acaba provando outras coisas. É uma vitrine gastronômica”, disse Taisa.
Para Tatiane Honorato, gerente do Sicoob Eunápolis, foi um evento grandioso e importante diante do atual momento econômico. “Como é que o Sicoob não poderia participar, se a nossa essência, a nossa razão de existir é a cooperação? Mais do que uma alegria, é uma honra exercitar aquilo que mais damos valor, a razão de ser do Sicoob“, comentou.
O Sicoob foi um dos patrocinadores, bem como Naturaves, Drogaria Indiana e parceria do aplicativo Aiqfome. O evento contou com apoio da prefeitura de Eunápolis e Senac.
Galeria de Fotos