Festas juninas com características típicas de estação de inverno

Previsão para o período de 23 a 25 junho

Durante o período junino a capital baiana e região metropolitana continuam sob a influência dos ventos úmidos que sopram do Oceano Atlântico, mantendo o céu encoberto e com chuvas fracas, principalmente à noite e nas primeiras horas da manhã. Esta condição do tempo também se aplica para as regiões do Recôncavo, Nordeste e Sul da Bahia. As temperaturas nessas regiões entre os dias 23/06 (quarta-feira) e 25/06 (sexta-feira) deverão oscilar entre 18°C (mínima) e 29°C (máximas).

Nas regiões da Chapada Diamantina e Sudoeste a previsão é de céu parcialmente nublado a claro com chuvas fracas e isoladas. As temperaturas previstas para as áreas serranas dessas regiões serão típicas da estação de inverno, com mínimas podendo chegar aos 13°C.

Por outro lado, uma intensa massa de ar seco sobre grande parte das Regiões Centro-Oeste, Sudeste e Nordeste do Brasil continua inibindo a formação de nuvens em toda a faixa centro-oeste da Bahia, deixando o céu com poucas nuvens e sem chuvas nas regiões Oeste, São Francisco e Norte do Estado. Nessas áreas, as atenções deverão ser redobradas quanto à ocorrência de focos de queimadas, pois os baixos índices de umidade relativa do ar (com valores variando entre 20% e 40%) aliados as temperaturas em elevação (com máximas chegando aos 31°C) aumentam os riscos de incidência.

Tendência para o período de 26 a 27 de junho

Para o final de semana entre os dias 26/06 (sábado) e 27/06 (domingo) a tendência é de que a umidade vinda do Oceano mantenha o céu encoberto e chuvoso em toda a faixa centro-leste da Bahia, enquanto que na faixa centro-oeste do Estado à massa de ar seco mantenha o céu claro.

Maré

No período entre os dias 23 e 27 de junho de 2010, a maré alta deve oscilar entre 1,8 e 2,3 metros de altura, com seus máximos ocorrendo em torno das 03h:00min e das 15h:00min. A maré baixa, com valores oscilando entre 0,3 e 0,6 deverá ocorrer por volta das 08h00min e 20h00min. As ondas terão agitação fraca e moderada com altura máxima de até 2,0 metros.

Índice de Radiação Ultravioleta

O início da estação do inverno no Hemisfério Sul, além de apresentar declínio nas temperaturas, também tem como característica a redução na incidência de radiação solar, e consequentemente, baixa intensidade da radiação ultravioleta. Vale ressaltar, que o Nordeste brasileiro por estar situado em uma área equatorial, diferenças entre as estações do ano são pouco percebidas. Nesse sentido, a intensidade da incidência dessa radiação não varia significativamente no decorrer do ano.

Para o período entre os dias 23 e 27 de junho de 2010, estão previstos Índices de Radiação Ultravioleta (IUVs) variando entre 06 e 08 para o estado da Bahia. Estes valores fazem parte das categorias Alta e Muito Alta, que segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS) exige cuidados com o tempo de exposição ao sol, o uso de protetor/filtro solar, bonés, óculos escuros e roupas leves que são necessários para prevenir danos à pele e aos olhos.

 

Fonte: Ascom do Ingá

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui