Colhendo os frutos de uma intensa e contínua campanha de promoção do destino e de um bem planejado reposicionamento na retomada da atividade do setor turístico no período pós-pandemia, Porto Seguro se posiciona como a cidade mais procurada do Nordeste, atendendo a segmentos como sol e praia, família, religioso e entretenimento. Além disso, figura-se entre as três cidades mais buscadas em todo o Brasil.
“Tudo o que estamos experimentando hoje não é obra do acaso. É resultado de um trabalho contínuo que começou no primeiro semestre de 2021, fundamentado na criação de um amplo planejamento de retomada do setor. Participamos ativamente de fóruns com grandes operadoras de turismo, empresas como Booking e Decolar, operadores rodoviários, trade local, entidades de classe, Abrasel, receptivos, comerciantes do setor e agentes de viagens de todo o Brasil”, explica o secretário de Turismo, Paulinho Toa Toa.
Os resultados dessa ação da Secretaria de Turismo (Setur), em parceria com o trade, refletiram durante o verão, com uma taxa de ocupação hoteleira de quase 100% já no mês de setembro de 2021. Isso incluiu a retomada pioneira da malha aérea, superando outros destinos concorrentes, incluindo capitais turísticas.
VOLUME TURÍSTICO
Em 2022 ultrapassou a entrega de um milhão e mil desembarques no destino. Em 2023 segue tendência de alta, com frequência de embarque e desembarque de dois milhões de pessoas. Apenas no aeroporto Terravista no ano passado, configurou 25 mil desembarques de jatos, um padrão trip away.
Pela malha rodoviária regular chegam 400 mil passageiros ao mês. Pelo Portal de Turismo, em veículos de transporte turístico como ônibus, micro-ônibus e vans são uma média de 250 mil ao mês, e em veículos próprios cerca de 400 mil passageiros. De um milhão e 700 turistas, o número esse ano subiu para média de 2 milhões e 200 mil visitantes, além do grande volume de pessoas que escolhem Porto Seguro como segunda residência por conta da qualidade de vida e expansão imobiliária na cidade.
Uma outra razão para a consolidação de Porto Seguro, de acordo com o prefeito, Jânio Natal, foi a requalificação dos espaços que compõem o corredor turístico. Isso inclui a revitalização completa da Passarela da Cultura, a construção de novas praças, áreas de convivência e intervenções para melhorar a mobilidade, além de um calendário de eventos oficiais. “Isso é motivo de comemoração! No entanto, é essencial continuar trabalhando para nos consolidarmos cada vez mais, não só no Brasil, mas também no mundo. Estou orientando nossas equipes da Setur a marcarem presença em todas as feiras e workshops no Brasil e no exterior, como nossa participação na FIT-Argentina, com estande próprio, que gerou importantes parcerias para o destino”, comentou Jânio Natal.
O município realiza cerca de dez press trips por ano, que consistem em visitas in loco de jornalistas de grandes veículos de imprensa, além de oferecer capacitação contínua para agentes de viagem em todo o Brasil. “Porto Seguro é um jogador de peso no mercado de turismo. Atualmente, superamos a marca de 1 milhão de desembarques por ano em no Aeroporto Internacional de Porto Seguro, superando o Santos Dumont, no Rio de Janeiro. Além disso, nossa gastronomia diversificada e refinada não deixa nada a desejar aos maiores concorrentes do mercado de turismo”, avalia o consultor de turismo, Anderson Quaresma.
O feriado que se aproxima, no dia 12 de outubro, em homenagem à Padroeira do Brasil, é um exemplo do que a próxima temporada de verão na cidade promete. A ocupação hoteleira está alta, com 97%, o que resulta na geração de empregos, aumento da renda e investimentos no setor hoteleiro e áreas afins. Essa tendência se estenderá pelos meses subsequentes, garantindo a neutralização da sazonalidade.