Feliz, sem ganhar nada

“Mas, quando der um banquete, convide os pobres, os aleijados, os mancos, e os cegos. Feliz será você, porque estes não têm como retribuir. A sua recompensa virá na ressurreição dos justos”. (Lucas 14.13-15)

As proposições de felicidade feitas por Jesus são realmente estranhas. É preciso crer e obedecer para então começar a compreender sua profundidade e o quanto são verdadeiras e necessárias à nossa vida. Queremos muito ser felizes e investimos no que nos parece ser o melhor para que a felicidade se estabeleça. A busca por felicidade algumas vezes leva a um estilo de vida autocentrado, egoísta e imediatista. Jesus nos aponta outra direção: “Deem um banquete para aqueles que não podem retribuir de forma alguma o que bem que estará lhes fazendo, pois assim vocês serão felizes! O que farão não será sem recompensa. Ela apenas não se dará nesta vida.”

As nossas decisões financeiras revelam nossas crenças sobre felicidade. Gastamos com aquilo que acreditamos ser importante para que sejamos felizes. E necessariamente não erramos o tempo todo, mas facilmente negligenciamos atitudes fundamentais. Construímos casas, fazemos viagens, compramos roupas, presenteamos amigos e quase sempre, direta ou indiretamente, nossos bens trabalham para nosso próprio bem estar. Jesus está nos chamando a usar nossos bens para o bem estar de quem não poderá, em momento algum nesta vida, nos retribuir o favor. Ele está nos dizendo que seremos felizes de agirmos com outros como Deus age conosco.

Jesus certa vez disse que o Reino de Deus é como uma festa da qual tomam parte pessoas que não estavam na lista de convidados. Somos nós! Isso ilustra a graça de Deus para conosco e Jesus pede que sejamos agentes dessa mesma graça com outros. Ainda que em relação a coisas materiais, que valem tão pouco, podemos imitar Deus, sendo generosos. Servir, beneficiar quem jamais nos retribuirá é uma lição importante para educar nosso ego que tanto gosta de sentar-se na fileira da frente e ouvir seu nome sendo chamado. Fazer o bem sem nenhuma possibilidade de receber recompensa diante dos homens. Pode parecer estranho, mas é uma das orientações de Jesus para sermos felizes.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui