Feira de Saúde reduz fila de espera da Regulação de Teixeira de Freitas

Feira de Saúde reduz fila de espera da Regulação de Teixeira de Freitas
Secretário de Saúde ouve de perto os agradecimentos do povo. Fotos Wesley Morau/ OSollo

Terminou ontem (19/11), em Teixeira de Freitas, a Feira de Saúde e Cidadania organizada pelos Voluntários Sociais da Bahia (VSBA) e ações disponibilizadas pela Secretaria da Saúde do Estado (Sesab).

A Feira foi trazida para Teixeira de Freitas a pedido do prefeito Temóteo Brito, segundo o secretário de Saúde, Rodrigo Kuada, sua secretaria “e a Prefeitura trouxeram esse movimento para que nós pudéssemos diminuir a fila de espera de vários procedimentos em nossa Central de Regulação”.

O secretário afirmou que o Governo do Estado encaminhou os automóveis e alguns profissionais da área oftalmológica e odontológica, “os demais são do município, que disponibilizou toda estrutura física, toldos, macas para todos os procedimentos necessários à composição da feira e também o recurso humano – mais de 200 pessoas, entre voluntários e profissionais da saúde que estão envolvidos nessa feira”, explicou.

Feira de Saúde reduz fila de espera da Regulação de Teixeira de Freitas
A Feira aconteceu no sábado e no domingo

Kuada informou que em torno de 4.500 pessoas passaram pela Feira: 2.500 sábado e, pelo menos, 2.000 pessoas no domingo. “Todas sendo bem atendidas. A logística é muito boa, a cada 5 minutos as pessoas que estão na fila vão sendo informadas”.

Quanto a oferta e procura dos procedimentos ofertados, o secretário de Saúde explicou que a oferta funcionou por cotas aos  13 municípios do Extremo Sul que, segundo ele, fora Teixeira, cidade-sede da Feira, os demais foram convidados a pedido do governador. Assim, cada dos convidados teve uma cota por procedimentos, por isso, caso alguém tenha ficado sem ser atendido foi em decorrência de já terem se esgotado as vagas.

Os teixeirenses foram os mais beneficiados, de acordo Kuada, porque “o prefeito autorizou para que trouxéssemos mais especialistas, como urologista, ginecologista, pediatria, clínico-geral, tudo somente para atender à população de Teixeira de Freitas”. “Sintam-se mais abraçados que os demais municípios”, pontua.

A Feira teve estandes e unidades móveis de diversos órgãos estaduais e disponibilizou ações como orientação sobre a saúde da mulher e métodos contraceptivos; exames preventivos; consultas médicas com urologista; pediatra, ginecologista e clínico geral; aferição de pressão arterial e de glicemia e orientação nutricional. Segundo o secretário, os procedimentos realizados na Feira são de alto custo, “como a cirurgia de catarata, por exemplo, em torno de 3 a 5 mil reais no privado, e no mutirão foram mais de 500 vagas só para os teixeirenses. É uma economia absurda de procedimentos”.

Outro aspecto positivo é a redução da fila de espera em Teixeira, onde ações extras foram disponibilizadas pela administração municipal. “A demanda da feira é instantânea”. E o impacto para a redução das filas para os procedimentos ofertados na rede SUS municipal é imediato, “muitas pessoas saindo da fila já com cirurgia marcada, na parte oftalmológica as crianças já sendo atendidas de uma maneira fantástica, já saindo com o modelo dos seus óculos, os preventivos sendo feitos somente pra os teixeirenses, espaço beleza e espaço de Detran”, comemorou Kuada.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui