A Faculdade do Sul Bahia (Fasb) realizou a abertura oficial do VII Seminário de Iniciação Científica e Inovação Tecnológica do Território de Identidade do Extremo Sul da Bahia (SICTEXBA), na quarta-feira (8), ao som da Camerata Paz e Bem e a presença da diretoria, corpo docente, colaboradores e convidados no Campus II, da Fasb. Nesse primeiro dia aconteceram oficinas, palestras e música ao vivo com Seu Gilson com participação do diretor administrativo Financeiro da Fasb, prof. Daniel Zaniqueli.
Na parte da manhã ocorreram as seguintes oficinas: Cachos: tratamento e técnicas de definições; Empreendedorismo em 360 graus; Mãos talentosas / Artesanatos; redes sociais para gerar negócios; Yoga e qualidade de vida. Já pela tarde, as oficinas de Higienização de alimentos e Reutilização de água foram sucesso absoluto nesse turno.
O diretor executivo da Fasb, Nelson Motta, ressaltou a importância de um evento nesta magnitude para o desenvolvimento da região. “Foi pensando na comunidade, no aprendizado dos acadêmicos que ampliamos este evento, e sabemos que só tem a somar para o crescimento de Teixeira de Freitas e toda a região”, disse o prof. Nelson.
Nelson Motta, na quinta-feira (9), definiu a SICTEXBA como “o conjunto grande de eventos dentro de um mesmo evento”, onde são ministradas “uma série de oficinas que estão contemplando pessoas da comunidade acadêmica e de outras instituições de ensino, alunos do ensino médio e funcionários da Fasb”. Ele também reiterou que o evento agrupa diversos minicursos e oficinas, muitas com a comunidade, “ligadas à arte, construção civil, indústria metal e mecânica, processos administrativos, trabalho em equipe” e são abertos a pessoas de outras instituições de ensino, comunidade e alunos e funcionários da Fasb.
Na quinta ocorreu diversos minicursos e oficinas de arte abertos à comunidade. À noite, a palestra da profª Viviane Mosé reunião uma multidão.
O evento termina hoje, sexta-feira (10) quando estão previstas diversas oficinas, mesa redonda e mostras de arte.