Por Lúcio Andrade/ O Sollo
Líder político nato, com larga experiência no cenário político da Bahia, e, principalmente, do extremo sul do estado, Timóteo Alves de Brito reassume liderança na região, após as eleições de 02 de outubro.
Timóteo ressurge no contexto político, após 20 anos de sua última eleição como prefeito da cidade de Teixeira de Freitas. Ele já foi prefeito entre 1985 a 1988 e 1992 a 1996, além de ter sido deputado estadual em 1990 e também em 2010.
Com uma imensa bagagem política, recheada de relacionamentos e interlocuções, Timóteo Brito disse estar preparado para administrar uma cidade pujante como Teixeira de Freitas. Timoteo venceu a eleição com 29.603, quase 6 mil votos a frente de João Bosco do PT que disputava a reeleição. Esta é a terceira vez que Timoteo, ou “Tima” como é bastante conhecido, vai administrar a cidade de Teixeira de Freitas.
Mas, essa liderança não veio desacompanhada. Em Alcobaça e na cidade de Prado, a família Brito também conquistou o eleitorado, pela segunda vez. Léo Brito, filho de Timóteo, volta ao comando da cidade de Alcobaça, depois de ter sido prefeito no período de 2008 a 2012. Léo venceu com 8.265 votos, mais de 5 mil votos à frente do segundo colocado.
A família Brito também marcou sua liderança política na cidade de Prado. Mayra Brito, prima em segundo grau de Léo Brito, foi reeleita com 7.170 votos, contra 7.029 do segundo colocado.
A família Brito demonstra, com a conquista política destas três cidades, que ainda tem muito fôlego e disposição, para marcar na história da região a força de sua liderança.