O mês de janeiro de 2012 foi um mês atípico na Faculdade Pitágoras de Teixeira de Freitas. Uma escola, uma instituição, só se sente viva com a presença de seus alunos, seus professores, seus funcionários, no bulício cotidiano que nada mais é que a vida e o sangue dessa mesma Instituição. O mês de janeiro, um mês de recesso para alunos e professores, não teve essa vida. Apenas o pessoal administrativo freqüentava a imensidão do campus, apenas os operários se empenhavam nas reformas e consertos; afinal, o dia da volta às aulas se aproximava, o 13 de fevereiro chegava rapidamente. Era preciso estar tudo pronto, era preciso aplainar a alegria. Paulo Freire ensina: “A alegria não chega apenas no encontro do achado, mas faz parte do processo da busca. E ensinar e aprender não pode dar-se fora da procura, fora da boniteza e da alegria.” Era essa boniteza e alegria que se preparava para a volta às aulas.
O Dia D
No dia 13 de fevereiro, o campus mudou. Pátio cheio de carros e motos e o rebuliço dos alunos transitando pelas instalações, procurando suas salas, buscando os professores. Os novatos lotaram o auditório, aguardando com ansiedade as novidades daquela noite onde, para eles, tudo era novidade. Pois foi no auditório que se deu o momento maior dessa volta às aulas. Ali, os novos acadêmicos iniciavam uma jornada de investimento para a vida toda. E a cerimônia de apresentação da Faculdade aos novos acadêmicos aconteceu de maneira simples, direta, objetiva e emocionante, como deve ser a aula inaugural de uma Instituição de Ensino Superior.
O pessoal de apoio
Primeiro foi apresentado o pessoal de apoio que comanda os diversos setores: o diretor Adriano Douglas da Silva, a coordenadora Acadêmica Suzana Nardier, a Supervisora Comercial Patrícia Grobério, a secretária Acadêmica Graziele Brito Alves de Oliveira, a supervisora de SAA Jariana da Cruz Moraes, a Bibliotecária Elaine Vieira Machado Geaquinto, o psicólogo da Faculdade Eurípedes Castelan, o Gerente Operacional Kennedy dos Santos Félix e a Supervisora de Laboratórios Geyza. Todos se apresentaram aos acadêmicos, cada um falando do otimismo para o novo período letivo. Na sequência, o diretor Adriano Douglas da Silva abriu a aula inaugural, quando foi ouvido o hino Nacional Brasileiro.
Os coordenadores
Para os acadêmicos, um momento de muita importância foi a apresentação dos coordenadores de cada colegiado. Eles, chamados pelo cerimonial, se apresentavam com palavras breves, apresentando o seu curso e deixando uma bela palavra de incentivo aos acadêmicos. Foram eles: Daniel dos Anjos Zaniquele, Coordenador do Curso de Administração; Valéria Luiza da Costa, Coordenadora do Curso de Direito; Rodrigo Ribeiro de Almeida, Coordenador das Engenharias; Fabiana Lataro, Coordenadora Adjunta das Engenharias; Ivone Nunes Lira, Coordenadora do Curso de Farmácia, juntamente com Luciano Mota, Coordenador Adjunto do mesmo curso; Jucimara Zocolotti de Aquino, Coordenadora do Curso de Enfermagem, Regiane Chuath Miranda, Coordenadora do Curso de Pedagogia, Rodrigo Otávio de Carvalho Junior, Coordenador do Curso de Educação Física e Wanderson Muniz de Santana, Coordenador do curso de Ciência da Computação. Mais uma vez pontificava o preparo de cada coordenador, o conhecimento que cada um tem do seu colegiado e a animação para que seja realizado um trabalho digno da filosofia da Faculdade Pitágoras: a busca exaustiva pela excelência de qualidade nos serviços prestados. Terminada a apresentação, cada coordenador levou os acadêmicos do seu curso para que conhecessem o campus, salas de aula, laboratórios e as outras instalações. Muitos desses novatos se admiravam de que o primeiro dia de aula os alunos das séries mais adiantadas já estivessem tendo aulas normais. Estavam, depois de serem acompanhados a suas novas salas.
Impressão dos acadêmicos
O pátio continuava cheio de alunos e professores, naquela excitação que é o respirar de uma academia. Josy, do 5º. Período de Enfermagem admirava-se: “É impressionante como a gente nota que professores e alunos estão animados. As reformas, a animação dos mestres, a certeza de que escolhemos a Faculdade certa e o curso melhor, tudo nos encaminha para mais um período de lutas e vitórias. É bom estar de volta.”
Carlos, um novato, explicou: “Até agora, tudo o que encontrei me anima a prever um período de Faculdade muito rico. O que mais me impressionou foram os laboratórios, todos muito bem montados e práticos. Vamos conhecer, durante o período, os professores, mas a primeira impressão foi ótima.”
O diretor da Faculdade Pitágoras, Adriano Douglas da Silva, exultava: “Não esperava o comparecimento de tantos alunos no primeiro dia. Afinal, estamos saindo de uma greve da Polícia Militar, que alterou a vida da região, e estamos na semana de início do carnaval. Esse comparecimento maciço nos anima muito e aumenta a nossa responsabilidade como atores do processo educacional. O que prometemos é muita dedicação, acompanhamento e confiança em nossa equipe para que os acadêmicos de todos os cursos recebam o que merecem: uma formação de qualidade, aliada a conceitos éticos inabaláveis.”
E assim aconteceu a abertura das aulas da Faculdade Pitágoras de Teixeira de Freitas em 2012: a noite clara e calorenta, a alegria dos acadêmicos, a animação dos professores e funcionários e muito picolé para refrescar mais ainda a felicidade do início de uma nova caminhada.