Fabricante chinesa BYD fecha acordo para assumir lugar da Ford em Camaçari

Fabricante chinesa BYD fecha acordo para assumir lugar da Ford em Camaçari
Fabricante chinesa BYD fecha acordo para assumir lugar da Ford em Camaçari. Foto: Reprodução

A BYD, considerada a maior fabricante de carros elétricos do mundo, entrou em acordo com a Ford e assumirá o Polo Automotivo de Camaçari, com anúncio oficial programado para o próximo mês pela presidência da empresa multinacional.

De acordo com o ministro do Trabalho, Luiz Marinho (PT), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) chegou a se envolver na negociação para a vinda da fabricante chinesa à Região Metropolitana de Salvador.

Na próxima semana, a comitiva chinesa chegará ao Brasil para estudar o modelo de negócio, confirmar o número de produtos, a fábrica de automóveis, ônibus e caminhões e beneficiamento de lítio e por fim, analisar o início da produção para 2024.

Segundo o portal, o planejamento industrial terá como objetivo 30 mil veículos, podendo chegar à capacidade produtiva de 150 mil unidades ano. A BYD Auto Brasil fabricará para o mercado interno, além de focar na exportação dos produtos.

A BYD planeja investir cerca de R$ 3 bilhões na instalação de três fábricas na Bahia, gerando cerca de 1.200 empregos diretos durante o período de implantação. O dado é do protocolo de intenção já assinado.

De acordo com o cronograma, todas as unidades começam a ser implantadas no próximo semestre. Duas delas devem estar concluídas em setembro de 2024, com início de operação em outubro. A terceira tem conclusão prevista para dezembro do mesmo ano, com início de operação em janeiro de 2025.

Fonte: Bahia Notícias

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui