Uma represa rompeu e a água invadiu diversas casas em Buranhém, povoado de Guaratinga, na tarde desta quinta-feira (01). O problema ocorreu por causa das fortes chuvas que atingiram a localidade.
Segundo moradores, era por volta das 13h quando o reservatório cedeu aumentando o nível de um córrego afluente do rio Buranhém (Rio do Peixe), que margeia o povoado.
Rapidamente a água começou a invadir casas da rua do campo de futebol, na entrada do povoado. Cerca de sete famílias precisaram sair de suas residências e se abrigaram em casas de familiares e igrejas.
A represa era usada para captação de água do córrego para abastecer o sistema de distribuição de água do distrito.
Procurada pela nossa reportagem, a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social informou que uma equipe formada por assistentes sociais e defesa civil aguarda a chegada do corpo de bombeiros com botes e outros equipamentos para chegar ao povoado que está ilhado.
No final da tarde, a Defesa Civil emitiu um alerta vermelho com validade de 24 horas e o seguinte aviso: moradores próximos aos rios Buranhém, Rio do Sul e Córrego do Ouro fiquem atentos para enchentes e transbordamentos.
Fonte: Furo31