Consórcio Construir reúne secretários para tratar sobre serviços de inspeção e de assistência técnica rural

Reunião aconteceu na sede do Consórcio Construir. Fotos: Divulgação

Na manhã da última quinta-feira, 11 de fevereiro, representantes do Consórcio Público Intermunicipal de Infraestrutura do Extremo Sul (Construir) conduziram uma reunião junto a secretários municipais de Agricultura abordando importantes projetos para o setor.

Em pauta, foram alinhadas ações em torno do Convênio do Serviço de Inspeção Municipal (SIM), sobre produtos industrializados de origem animal. Além disso, tratou do Programa Mais Ater, da SDR/Bahiater, para dar assistência técnica rural durante três anos de forma gratuita.

Acerca do Mais Ater, as prefeituras oferecem, em contrapartida, a contratação do técnico agrícola. A SDR, sigla para Secretaria de Desenvolvimento Rural, do Governo do Estado, através do Consórcio Construir, firma o compromisso ainda de locar uma motocicleta para casa técnico, com abastecimento pelos três anos. A meta do programa é aumentar o número de produtores em 10% e a produção em 20%.

A pauta foi conduzida por Alessandra Costa, assessora do presidente do Consórcio, Manrick Teixeira

Conduzindo a reunião esteve Alessandra Costa, assessora do prefeito de Vereda e presidente do Construir, Manrick Teixeira. Pelo consórcio, participaram também: Adailton Miranda, Cesar Spilere, Sebastião dos Santos, Eliedson Barbosa e Alison Rocha.

Representando os municípios, compareceram os secretários de Agricultura: Rubens Farias, de Alcobaça; Izaías, de Caravelas; Ivan Favarato Filho, de Itamaraju; Josias Caetano, de Itanhém; Vagner Lima, de Medeiros Neto, e Leonardo Nonato, de Vereda.

Secretários de Agricultura dos municípios debateram sobre os projetos

Serviço de Inspeção Municipal

O SIM é um serviço sanitário, voltado para agricultores familiares, que regulamenta a inspeção e fiscalização de agroindústrias que beneficiam e comercializam produtos de origem animal e vegetal em nível local.

Com uma produção certificada, é possível alcançar o mercado atacadista e varejista. Com a assinatura dos convênios, são firmadas as parcerias com os consórcios, conduzindo a instalação e desenvolvimento do SIM pelo estado.

Sobre a Ater

A Ater, sigla para Assistência Técnica e Extensão Rural, é um dos principais caminhos para que o território possa alcançar a universalização dos serviços da assistência técnica e extensão rural para os agricultores familiares.

Comente!

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui