Extremo Sul: Baleia, pinguins e tartarugas marinhas encalham no fim de semana

No último final de semana, em menos de 48 horas, a Ong PAT Ecosmar registrou um aumento significativo dos encalhes de animais marinhos, mortos e vivos, nas praias do Extremo Sul da Bahia.

Durante o monitoramento rotineiro das praias, a equipe do PAT Ecosmar encontrou numa região deserta do Município de Belmonte a carcaça de uma baleia-Jubarte em avançado estado de decomposição: trata-se do primeiro encalhe de baleia dessa temporada nas praias do Sul e Extremo Sul da Bahia.

Neste sábado e domingo foram registrados também 13 encalhes de pinguins vivos e dois de tartarugas marinhas mortas: a maioria dos pinguins chegou em Porto Seguro, mas também houve resgates nos municípios de Belmonte, Santa Cruz Cabrália e Caravelas. O primeiro encalhe de pinguim desse ano na região registrado no início de julho desse ano.

“Os pinguins chegam muito magros (até 60% abaixo do seu peso normal) e na maioria das vezes doentes”– diz Paolo Botticelli, coordenador das equipes de campo da Ong PAT Ecosmar – “Por causa das severas infecções eles precisam ser tratados com antibióticos e a recuperação dos animais pode demorar bastante”.

Como já aconteceu nas temporadas passadas, é a base de praia do PAT em Porto Seguro, localizada na Cabana Malibú (orla norte de Porto Seguro) que recebe os pinguins resgatados desde a divisa do Espírito Santo até Belmonte (no ano passado o PAT recebeu também animais da RESEX de Canavieiras e de Ilhéus).

A Ong tem autorização específica do IBAMA para transporte e tratamento de fauna silvestre, sendo especializada no tratamento de animais marinhos: infelizmente, mais uma vez, devido a falta de patrocínios, os voluntários da Ong tem que se virar para a compra de remédios, vitaminas e peixes para o tratamento dos pinguins.

Quer Ajudar?

Já foram registrados casos de leigos que tentaram manter pinguins em cativeiro: lembramos que isso é crime ambiental, punível com multa e detenção até dois anos (lei 9605/98)

Caso você encontre um pinguim, mantenha longe os curiosos (o estresse pode até causar a morte dos animais mais debilitados) e ligue imediatamente para: PAT ECOSMAR, Porto Seguro – sede: 73) 3679-2234 ou base de praia: 73) 3679-1224 ou para o IBAMA ou a Secretaria de Meio Ambiente da sua cidade.

Cuidado

A maioria dos pinguins chega com graves infecções e o bico pode causar ferimentos sérios, por exemplo, nos olhos.

 

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui