Realizados pelo projeto Fique Sabendo, os testes identificam também outras doenças sexualmente transmissíveis como sífilis e hepatites B e C
Os exames rápidos para identificação de doenças sexualmente transmissíveis, realizados neste sábado (10), pelo projeto Fique Sabendo, no Carnaval de Salvador, detectaram, dentre cerca de 1290 mostras, 8 casos de HIV, 44 de Sífilis, 2 de Hepatite B e 7 de Hepatite C.
Para os pacientes reagentes de Sífilis, o tratamento é iniciado no próprio local de atendimento. Já os usuários com sorologia positiva para outras DSTs são encaminhados às unidades de referência, localizadas nos bairros da Liberdade e Dendezeiros, para tratamento gratuito integral com equipe multidisciplinar.
Os postos do Fique Sabendo funcionam até o dia 13 de fevereiro, das 9h às 21h, no Multicentro Carlos Gomes, e das 12h às 22h, na Rua Dias DʹÁvila, próximo ao Farol da Barra. Em todo o Carnaval do ano passado, foram quase 7 mil testes rápidos, com 42 diagnósticos positivos para HIV, 200 reagentes para sífilis e 23 para hepatites.