Exagerou? Aprenda os remédios caseiros para ressaca

Exagerou? Aprenda os remédios caseiros para ressaca. Foto: G1

A ressaca não mata e não dura muito. Ainda assim, pode fazer a mais resistente das pessoas se enroscar como um tatu-bola e gemer como um bebê. O que causa o horrível mal-estar? Não, esta pergunta não é uma pegadinha. Você provavelmente não sabe que bebida alcoólica em excesso sobrecarrega a capacidade da enzima álcool desidrogenase (ADH) de metabolizar a substância no fígado. É isso que faz a cabeça martelar, o estômago se revoltar e o corpo ficar prostrado. Temperança ou abstinência são as únicas formas de evitar o problema, mas alguns remédios caseiros para ressaca podem tornar o dia seguinte um pouco mais tolerável.

Primeiros cuidados

Prevenção, prevenção, prevenção! Lembre-se de seguir estas dicas simples para nunca mais precisar recorrer aos remédios para debelar a ressaca:

  • Coma algo antes de beber. Ter alimento no estômago – em especial alimentos que contêm amido e gordura – desacelera a absorção do álcool pelo corpo.
  • Prefira os destilados claros no lugar dos escuros, como vodca e gim (quanto melhor a qualidade, melhor). Destilados mais escuros contêm maiores quantidades de substâncias tóxicas chamadas congêneres. Elas contribuem para as ressacas.
  • Enquanto estiver bebendo, procure ingerir um copo de água entre cada bebida alcoólica. Isso diminui sua ingestão e ajuda a evitar a desidratação.
  • Tome uma dose de 50 mg de vitamina do complexo B antes de começar a beber e outra enquanto estiver bebendo. Isso ajuda a aliviar ressaca.

Remédios caseiros para ressaca no armário da cozinha:

Faça um chá de gengibre:

O gengibre acalma o estômago na manhã do dia seguinte e diminui a náusea. Adoce com bastante mel – isso ajudará a queimar o álcool que ainda restar no organismo.

Beba algo azedo:

Um remédio popular padrão para ressacas é beber um copo ou dois de suco de chucrute. Honestamente, não sabemos por quê – talvez as bactérias boas que ele contém ajudem a equilibrar o dano causado pelo álcool.

Tome um caldo com cubos de gelo:

Caldos de carne, aves, peixe ou legumes repõem o sal e o potássio e ajudam o corpo a se reidratar. Bebê-lo frio é mais revigorante.

Acorde para o café:

A cafeína, um estimulante do sistema nervoso central e vasoconstritor, acalma temporariamente a cabeça dolorida e fornece bastante energia para sair porta afora na manhã seguinte. Mas nunca, jamais faça do café sua saideira, pensando que depois estará sóbrio o suficiente para dirigir. Você não está. Chame um táxi ou então eleja alguém (sóbrio) como seu motorista.

Reidrate-se como um jogador:

Antes de ir para a cama, beba dois copos de 250 ml de uma bebida isotônica. Isso ajudará a evitar a desidratação e pode afastar uma dor de cabeça.

Infusão para ressaca

Não se trata de uma cura, mas pode fazer sua manhã começar de uma forma menos penosa. Esta receita reidrata o corpo e diminui a acidez gástrica.

Ingredientes:

  • 2 colheres (chá) de suco fresco de limão-siciliano
  • 1 colher (chá) de mel
  • ½ colher (chá) de bicarbonato de sódio
  • 1 pitada de sal
  • 250 ml de água fria

Modo de fazer:

  • Misture o suco de limão, o mel, o bicarbonato de sódio e o sal na água e beba.

Atenção

Chame uma ambulância se você estiver com uma pessoa que esteja bebendo muito e ela ficar confusa, vomitar persistentemente ou ficar inconsciente. Esses são sinais de intoxicação alcoólica.

Fonte: Seleções

Comente!

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui