Mais uma ação de fomento ao turismo mobilizou gestores públicos e entidades na cidade do Prado. Desta vez, no Palácio do Turismo, nesta segunda-feira, 05 de junho.
O evento “Turismo de Prado – Rumo ao futuro” trouxe uma oportunidade única aos participantes de se atualizarem e impulsionarem o segmento no município.
O objetivo da ação foi apresentar tendências e perspectivas para o futuro do turismo em Prado, com acesso a insights poderosos e informações exclusivas sobre as estratégias inovações.
A programação abordou três diferentes pontos: um novo convênio entre a Prefeitura de Prado e o Sebrae, a assinatura de um termo de cooperação entre o Senac e a Aprhope e, por último, perspectivas para o turismo com a participação do Ministério do Turismo e da Secretaria Estadual de Turismo.
Taisa Cancela, gestora de Projetos do Sebrae, indicou a importância do evento: “Fruto de um direcionamento estratégico feito entre o Sebrae e a Prefeitura de Prado. Desde 2021, vimos desenvolvendo diversas ações estruturantes para o município. Esse evento é um tipo de prestação de contas do convênio 2021/2022 e, agora, lançando para 2023: ações de capacitação, promoção, mercado, festivais etc.”.
Iracema Ribeiro, secretária de Turismo e Cultura de Prado, falou em nome do prefeito Gilvan. “A gente agradece a todos os empresários que estiveram aqui no Palácio do Turismo. Hoje, mostramos quais vão ser as ações do novo convênio com o Sebrae e dão continuidade ao foco na comercialização e capacitação, comemorando, também, o convênio do Senac com a Aprhope. Tudo isso nos emociona, pois consolida o trabalho feito em Prado durante essa gestão”, disse.
Nanci Costa, gestora do Senac, falou sobre sua felicidade no compartilhamento de informações pelo turismo da região. “Estar com instituições sérias, num município que tem o segmento turístico tão consolidado, legitima a união de esforços, trazendo resultados positivos para o município e região”.
Eliana Alves, presidente da Associação Pradense de Restaurantes, Hotéis, Operadoras, Pousadas e Estabelecimentos Comerciais (Aprhope), comemorou a participação em peso dos representantes do empresariado e das instituições. Ela falou sobre o convênio com o Senac. “Prado foi selecionado e fizemos essa parceria para trazer capacitações profissionais para o trade turístico. É de uma importância muito grande na educação da cidade”, comentou.
Divaldo Borges Gonçalves, diretor de Regulação e Certificação de Serviços Turísticos (da Setur/BA), falou sobre o potencial da Costa das Baleias ainda em uma retomada pós-pandemia. “Tem uma cesta de produtos que, efetivamente, a gente tem que levar para o turista nacional e internacional. Dentro dessa perspectiva, o Estado vem fazendo algumas promoções em diferentes eixos”.
Ana Carla Fernandes Moura, coordenadora-geral de Definição de Áreas Estratégicas para o Desenvolvimento do Turismo (MTur), disse estar feliz em ver a integração dos diferentes setores entre o público e o privado. “Eu considero esse seminário como de extrema importância, uma vez que o turismo traz essa preocupação e a importância de fortalecimento das governanças locais e de um espaço democrático”.
Estiveram também presentes no evento: Robson Ribeiro, analista de relacionamento de mercado (Senac), equipe do Sebrae, diretoria da Aprohope; Nacelmo Oliveira, representando Banco do Nordeste, além de autoridades, servidores públicos e comunidade.