Evangelhos vivos

“Ele lhes disse: Quem traz uma candeia para ser colocada debaixo de uma vasilha ou de uma cama? Acaso não a coloca num lugar apropriado?” (Marcos 4.21)

Temos uma vocação, uma missão pessoal como cristãos: nossa vida deve expressar o Evangelho do Cristo que nos alcançou. Temos a vocação de ser o terreno frutífero para as sementes divinas, como vimos na parábola do semeador. Na medida em que somos cuidados e tratados por Deus, com Seu amor e graça, na medida em que seguimos a Jesus como nosso Mestre, Senhor e Salvador, crendo e nos submetendo às verdades e valores do Reino de Deus, naturalmente os frutos aparecerão. É por isso que Jesus está falando sobre a candeia, ou lamparina: ninguém a coloca debaixo de uma vasilha, mas no lugar apropriado, pois sua vocação é iluminar.

Pode acontecer, porém, de sermos candeias com vasilhas sobre nós, que impedem nossa luz de alcançar outras pessoas. Se não fazemos o que nos compete, obedecendo ao que Cristo já nos fez entender que devemos fazer, há sobre nós uma vasilha. Se confundirmos nossa religião com o cristianismo, e cegamente seguimos seus ritos, apenas repetindo o que sempre fizemos, sem claro entendimento sobre Cristo e Seu lugar em nossa vida, indo ao templo ou cumprindo algum ritual, por mais sagrado que nos pareça, há uma vasilha sobre nós. Se buscarmos a Cristo somente interessados em ser abençoados, se não há gratidão em nossas contribuições, sejam financeiras ou com nosso trabalho, mas somos movidos por interesses em bênçãos ou algum tipo de vantagem, há uma vasilha sobre nós.

A vida cristã produz pessoas melhores em todos os sentidos. Não se trata de ser perfeitos, pois não é possível a alguém ser perfeito. Mas se trata de sermos saudáveis e vivermos orientados por valores eternos, onde amar a Deus e aos próximos é o carro chefe. A vida cristã é vida no Reino de Deus. Um Reino que habita em nós e no qual habitamos pela presença de Deus em nossas vidas. Cada dia em nossa história precisa tornar-se um passo a mais dado na direção de ser o que Deus pretende que sejamos. Uma candeia cumpre seu propósito estando no lugar apropriado. Cada cristão cumpre seu propósito sendo verdadeiramente uma expressão do Evangelho de Cristo. Como disse Madre Tereza de Calcutá, talvez você seja o único Evangelho que seu amigo vá ler hoje. Então, brilhe!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui