Eunapolitanos relatam infestação de escorpiões em bairros da cidade

Em oito dias, comerciante encontrou 18 escorpiões dentro de casa. Foto reprodução Facebook

Moradores de Eunápolis relatam infestação de escorpiões na cidade. Dados da Vigilância Epidemiológica local apontam 71 pessoas picadas pelos aracnídeos neste ano.

Conforme o G1, os feridos foram atendidos no Hospital Regional de Eunápolis, o único local onde pode ser aplicado o soro antiescorpiônico. Não há registros de morte.

A comerciante Bruna Ferreira disse que encontrou, no período de oito dias, cinco escorpiões adultos e 13 filhotes dentro de um imóvel no bairro Arnaldão.

Residentes da localidade acreditam que a infestação de escorpiões para o bairro tem a ver com a proximidade de fazendas. Eles acreditam também que pelo fato de a temperatura ter caído, os bichos saíram das tocas para se abrigar em casas.

Além do Arnaldão, o bairro de Renovação também registrou aparecimento frequente dos bichos.

O superintendente de serviços públicos de Eunápolis, Tito Fonseca, afirmou que está impedido de fazer a roçagem na fazenda próxima ao bairro Arnaldão por se tratar de área particular. Mesmo assim, Fonseca se comprometeu a fazer um mutirão nos bairros Arnaldão e Renovação no início do mês de maio para retirar o lixo e entulho.

Para evitar o aparecimento de escorpiões, é preciso evitar acúmulo de lixo e de madeira dentro de casa. Além disso, colocar objetos e roupas em locais altos e fechados. As orientações são do coordenador do Centro de Controle de Zoonoses de Eunápolis, Everton Ruscioleli. Ele diz ainda que quando a pessoa for vestir roupa se deve sacudir para evitar a picada do escorpião.

Em caso da picada de um escorpião, o procedimento a ser tomado é lavar o ferimento com água e sabão, fazer compressa morna para aliviar a dor e buscar atendimento médico imediatamente.

Comente!

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui