Eunápolis: Secretarias, Movimentos e Instituições se unem para comemorar o Mês da Mulher

Pensando em oferecer à mulher eunapolitana um mês de serviços intensificados, ações voltadas ao seu bem estar e lazer, além de muitas homenagens, as Secretarias Municipais da Prefeitura de Eunápolis, sob coordenação da Secretaria de Assistência Social, se uniu a Ordem dos Advogados do Brasil – OAB Eunápolis, Projeto Margaridas, entre outras Instituições e Movimentos da cidade para comemorar o Dia Internacional da Mulher, 08/03, com atividades durante todo o mês de Março.

Na Secretaria de Assistência Social, desde o dia 01/03, os CRAS I, II e III, CREAS e Serviços de Convivência, em parceria com as Secretarias de Saúde e Educação, O Boticário e Cabeleireiros dos cursos PRONATEC iniciaram palestras educativas, palestras de saúde, rodas de diálogo, além de mutirões com distribuição de brindes, cortes de cabelo, dias de beleza, entre outras ações voltadas exclusivamente às mulheres.

Na Secretaria de Saúde, intensificando as ações voltadas à atenção Saúde da Mulher, a Atenção Básica realizará várias ações desenvolvidas nas Unidades Básicas de Saúde durante todo o mês de Março e intensificação entre os dias 07 a 11 de março.

Servidoras Municipais – Uma ação inédita pensada para 2016 é a comemoração do Dia Internacional da Mulher voltado exclusivamente às Servidoras da Prefeitura de Eunápolis, que terão uma manhã de lazer, com programação especial (música ao vivo, aulão de zumba, atividades fitness, homenagens, stand de massagem, stand de beleza, sorteio de brindes, entre outros). A comemoração acontecerá no dia 19/03, a partir das 08h, na Praça Lourival Bezerra Maciel (Vivenda Costa Azul).

Mulher do Campo – Além das ações voltadas à mulher da zona urbana, o Movimento das Margaridas, em parceria com a Prefeitura de Eunápolis, realizará um mutirão com ações voltados à melhoria da qualidade de vida da mulher do campo. Com atividades de saúde e assistência social, oficinas, emissão de documentos, entre outras, o Mutirão da Mulher do Campo acontecerá entre os dias 23 e 24/03, a partir das 08h, na Praça da bandeira.

“Todos os anos, durante o mês de março, intensificamos nossas ações em todas as unidades de atendimento ao público, sempre priorizando e beneficiando a mulher. Neste ano pensamos em nos unir e ampliar as ações não somente ao nosso público de costume, mas também as nossas servidoras que estão sempre trabalhando pelo bem de outras mulheres e pela mulher do campo, que através de uma iniciativa das Margaridas, serão contempladas com ações voltadas às suas necessidades também. O mês é da mulher e todas nós merecemos ser homenageadas”, concluiu Ciça Guerrieri, secretária de Assistência Social.

PROGRAMAÇÃO

Saúde – 07 a 11 em todas as UBS’s

· Mutirão de Prevenção do Câncer de Colo do Útero e rastreamento do Câncer de Mama;

· Realização de atividades educativas com as equipes de Estratégia de saúde da família (ESF) e Núcleo de Apoio a Família (NASF) entre outros envolvidos, sobre: Planejamento Familiar, Pré-Natal, Gravidez na Adolescência, Câncer de Colo do Útero, Câncer de Mama, DST/HIV/AIDS e Hepatites Virais, Direitos Sexuais e Reprodutivos, Violência contra a Mulher, Conquistas da Mulher no mercado de trabalho e na sociedade, Desenvolvimento Sustentável/geração de emprego e renda, Autoestima, Saúde bucal.

· Consulta médica com solicitação de mamografia e coleta do exame Papanicolau;

· Consulta do Enfermeiro com solicitação de mamografia e coleta do exame Papanicolau;

· Consulta Odontológica;

· Oferta de testes rápidos;

· Distribuição orientada de preservativos e outros métodos contraceptivos

Assistência Social

07/03

· Mutirão no Bairro Juca Rosa – das 08:30 às 12:00 e das 14:00 às 17:00h, na Escola Helena Pereira de Pinho. Dia da Beleza com a participação de cabeleireiras, manicures e maquiadoras. Palestra com a técnica Idalina Maria. 

· Palestra de Saúde com a enfermeira Patrícia, às 14h, no Núcleo de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (antigo CAAC).

08/03 

· No Bairro Juca Rosa – Pela manhã as idosas irão ao seu PSF de referência realizar exames médicos. Pela tarde, às 14:00h, acontecerá uma Palestra com todo o grupo, que será ministrado pela Enfermeira Gabriela, com o tema ‘Saúde da Mulher’( na unidade).

09/03

· Multirão no Bairro Juca Rosa – das 08:30 às 12:00 e das 14:00 às 17:00, na Escola Helena Pereira de Pinho.

14/03

· Cortes e Penteados em comemoração ao Dia da Mulher, ás 14h, no Núcleo de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (antigo CAAC) 

15/03

· Ação do CRAS I – no Recanto das Árvores, das 8:30 às 17:00, com Palestra referente ao Dia Internacional da Mulher, Atividade Física no Ginásio de Esportes – com a participação do estudante de Fisioterapia Silas Marques. Às 14:00, atividades com os idosos.

19/03

· Manhã de Lazer das Servidoras Municipais, a partir das 08h, na Praça Lourival Bezerra Maciel (Vivenda Costa Azul);

23 e 24/03 

· Mutirão da Mulher do Campo – Praça da Bandeira, a partir das 08h.

29/03

· Festa da Mulher – no Núcleo de Convivência e Fortalecimento de Vínculos com músicas, comidas e bebidas. Serão entregue a todos as lembranças do Dia da Mulher. 

30/03

· Palestra com a Psicóloga Ana Justino do CREAS, das 14:30 às 16:00, Núcleo de Convivência e Fortalecimento de Vínculos.

 

 

 

SECOM-PME

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui