A Prefeitura de Eunápolis está realizando a implantação de um novo sistema de gerenciamento de dados no município, o Sistema Único e Integrado de Execução Orçamentária, Administração Financeira e Controle – SIAFIC, instituído pelo decreto federal n° 10.540, que tem o objetivo de assegurar a transparência da gestão fiscal de todos os entes federativos.
Com o intuito de preparar tecnicamente os servidores para administrar o novo sistema, foi ofertada uma capacitação na última semana para os profissionais que atuam nas áreas de Finanças; RH; Patrimônio; Tributos; Compras; Contabilidade; Jurídico; Contratos; Convênios; Obras; Licitação e Almoxarifado.
O SIAFIC é um sistema único e integrado de contabilidade que tem por finalidade registrar atos e fatos relacionados com a administração orçamentária, financeira e patrimonial, englobando o conjunto de rotinas, procedimentos e requisitos ao funcionamento dos setores. O novo gerenciamento será utilizado pelos órgãos dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, como base de dados compartilhada e integrada aos sistemas.
“Este software garante mais transparência e clareza nas operações efetuadas pelos Poderes, administração pública, destinação dos recursos orçamentários e situação patrimonial com maior eficácia e, consequentemente, disponibilizando serviços de qualidade à população, além de assegurar a transparência da gestão fiscal de todos os entes federativos”, esclareceu o secretário de Gestão, Carlos Ronaldo Carvalho.