Eunápolis recebe Kits de teste rápido para zika vírus

Foto: Ascom

A Prefeitura de Eunápolis, através da secretaria de Saúde, acaba de receber os Kits de testes rápidos para o diagnóstico do zika vírus. Os kits foram adquiridos pelo Ministério da Saúde junto a Fundação Bahiafarma (órgão ligado à secretaria de Saúde da Bahia) e tem o objetivo de acelerar o diagnóstico dos pacientes infectados pelo zika e, assim, iniciar mais cedo o tratamento.

A informação é da secretária de Saúde de Eunápolis, Stela Souza. Ela recebeu 25 caixas que estão sendo encaminhadas para o Laboratório Central do Município, no Centro de Controle de Zoonoses, que fica no Bairro Juca Rosa, onde serão armazenados adequadamente.

A secretaria também esclarece que os testes rápidos de zika vírus na rede pública serão aplicados exclusivamente em gestantes, crianças menores de 2 anos, recém nascidos com suspeita de microcefalia ou ainda em pacientes em estado grave e internados.

Como funciona

O teste rápido permite a detecção de anticorpos contra o vírus da Zika em qualquer fase da doença, o que, além de confirmar o diagnóstico em até 20 minutos, colabora para o mapeamento epidemiológico de ocorrências, facilitando ações de combate.

O dispositivo é composto por dois cassetes portáteis (7×2 cm cada), que utilizam uma pequena amostra de sangue do paciente. O primeiro cassete identifica infecções recentes (até duas semanas), enquanto o segundo identifica se o paciente foi infectado há mais tempo.

Pesquisas

O desenvolvimento do teste foi realizado por meio de uma parceria entre o Governo da Bahia e a empresa sul-coreana Genbody Inc., que firmaram um acordo de transferência de tecnologia para a Bahiafarma. A partir da assinatura, foram dez meses de pesquisas conjuntas, até que a fundação baiana conseguisse cumprir todas as exigências da agência reguladora.

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui