A Secretaria Municipal de Saúde de Eunápolis, através do Centro de Controle de Zoonoses, realizou no dia 19, o dia “D” de combate a dengue nos bairros Costa Rica e Vivendas Costa Azul. A concentração ocorreu em frente à escola Anísio Teixeira, onde foram montados stands com microscópio, pneus, faixas, cartazes, banners e panfletos educativos.
Além dos agentes comunitários de Saúde e de Endemias, participaram a vice-prefeita Maria Menezes, administradores de bairros, imprensa, moradores, voluntários e parceiros como o Projeto Bem Viver, da Unimed Vera Cruz.
Durante cerca de nove dias, 1.000 residências e terrenos baldios foram visitados pelos agentes e mais de 700 alunos das escolas Anísio Teixeira, Frei Calixto e Irmãs Vieira, participaram das palestras nos turnos matutinos e vespertinos, realizada pela equipe do EPS “Educação Popular em Saúde”.
A coordenadora da Vigilância em Saúde Ilma Gally avaliou positivamente a união dos moradores no combate a doença, principalmente mantendo limpos os quintais, os terrenos e a cidade como o todo. Durante os mutirões foram distribuídas capas para tonéis e caixa d’agua.
Segundo a diretora do CCZ, Ellen Domiciano, o objetivo da ação é levar aos alunos uma melhor participação e conscientização da situação da dengue em nosso município. “este é um problema de todos e não somente do serviço de saúde. As palestras estão sendo muito bem aceitas pelos alunos, onde os mesmos tiram suas dúvidas fazendo perguntas e se interessando pelo tema”, explicou.
O coordenador da limpeza pública do município Gilberto Porto informou que disponibilizou 08 caçambas e uma pá carregadeira para ajudar nos trabalhos de combate a dengue onde foram retiradas mais de 15 caçambas de entulhos e lixos finalizou.
Fonte: Ascom da Prefeitura de Eunápolis