Eunápolis: Projeto de aterro sanitário compartilhado

Em dezembro de 2010, a Secretaria de Meio Ambiente de Eunápolis foi convidada à participar de um Seminário de Regionalização da Gestão Integrada de Resíduos Sólidos do Estado da Bahia. Neste encontro foram apresentadas e discutidas a proposta de regionalização, gestão associada e gerenciamento integrado de resíduos sólidos, atendendo às leis federais e estaduais de diretrizes do saneamento básico.

A lei que institui a Política Nacional de Resíduos Sólidos, sancionada pelo então presidente Lula, dá aos municípios brasileiros um prazo de 4 anos, contados a partir de agosto de 2010, para que os mesmos acabem com seus lixões à céu aberto, visto que, este problema aflige várias municípios do país.

Visando se enquadrar nas determinações, desde 2009 os municípios baianos contemplados com a construção do aterro sanitário compartilhado, incluindo a cidade de Eunápolis, vem realizando um levantamento de informações para a construção do diagnóstico da atual situação.

A proposta do governo estadual é de que seja construído um aterro sanitário que será compartilhado pelas cidades de Eunápolis, Itabela, Itapebi e Itagimirim. As informações de local e custo estão sendo levantadas pelo Estado para que posteriormente a proposta final seja encaminhada aos municípios.

Enquanto o projeto de construção do aterro sanitário não se concretiza para Eunápolis, a Secretaria de Infraestrutura mantém o lixão da cidade totalmente cercado, arborizado e com uma máquina empilhando e arrumando o local. A vigilância diária do local é instruída a não permitir o acesso de crianças e pessoal não autorizado. Além disso, a secretaria forneceu aos catadores Equipamento de Proteção Individual (EPI), visando a diminuição dos riscos à saúde dos mesmos.


Fonte: Ascom da Prefeitura de Eunápolis

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