Eunápolis: Programa Território de Proteção marca presença na festa do Pedrão

 

Assim como aconteceu no carnaval de Porto Seguro deste ano, o Programa Território de Proteção esteve presente com a campanha “Aqui Nós Protegemos” na festa do Pedrão em Eunápolis.

A festa do Pedrão é realizada em comemoração ao dia de São Pedro (29/06) e atrai milhares de pessoas de outras cidades e estados para participar dos shows que acontecem ao longo de três dias. Durante a festa, o Programa Território de Proteção atuou em prol do aumento do número de denúncias de violência sexual contra crianças e adolescentes neste período de maior vulnerabilidade.

O Programa recebeu o apoio de vários artistas que estiveram presentes na festa como os integrantes da banda Magníficos, o cantor Luan Santana e a dupla sertaneja César Menotti e Fabiano. Além deles, autoridades locais também contribuíram com o Programa como o prefeito de Eunápolis, Sr. Demétrio Guerrieri Neto, a secretária de Assistência Social e primeira dama, Srª Maria Cecy Guerrieri, o juiz da Vara da Infância e da Juventude, Dr. Otaviano Andrade Sobrinho, e o Sr. Marcelo Santana, da Polícia Rodoviária Federal.

Como resultado dessa ação de conscientização social na cidade de Eunápolis, o Programa espera que o apoio dos artistas e autoridades locais influencie no aumento no número de denúncias, corroborando na luta contra o abuso e a exploração sexual de crianças e adolescentes em toda a região. “Acreditamos que o enfrentamento da violência e da exploração sexual onde quer que ocorra será cada vez mais tangível a partir da conscientização de toda a sociedade e da denúncia pelos canais existentes, principalmente do Disque 100”, enfatiza Eunice Britto, Especialista de Relações com Comunidades da Veracel Celulose. A Veracel Celulose é a parceira mais antiga do Programa Território de Proteção, por acreditar que suas ações do programa estão alinhadas às ações da empresa em relação ao respeito às gerações futuras.

Sobre o Território de Proteção

O Programa Território de Proteção é formado por um conjunto de parcerias estratégicas que integra iniciativas do governo, de empresas privadas e da sociedade civil em projetos e ações continuadas com o objetivo de promover, proteger e defender os direitos humanos de crianças e adolescentes, e fortalecendo as políticas públicas existentes.

As ações do Programa Território de Proteção entre os anos de 2008 a 2012 alcançaram 18.981 beneficiados: 13.436 crianças e adolescentes, 3.126 jovens e adultos, e 10.514 famílias. Também foram capacitados 2.417 multiplicadores e fortaleceu 217 entidades na sua atuação. Entre os anos de 2006 a 2010, foi diagnosticado um aumento de 10% de denúncias de violação de direitos humanos e entre 2010 e 2012 foram registrados 1.981 atendimentos e encaminhamentos, além de 20 denúncias acompanhadas pelo Ministério Público.

Em Eunápolis, o Território de Proteção se faz presente por meio do Projeto Proteção em Rede, promovido pela Childhood Brasil, tendo como parceiro executor o Instituto Tribos Jovens com o apoio das empresas Stora Enso e Veracel Celulose. O projeto visa contribuir com a formulação, implementação e o fortalecimento das políticas públicas de prevenção e enfrentamento a violência sexual contra crianças e adolescentes, por meio de ações que integrem o Sistema de Garantia de Direitos (SGD), envolvendo o setor turístico como integrante da rede de proteção.

Além de ações de formação de profissionais e realização de campanhas, em 2013, foi criado o Comitê Gestor de Enfrentamento da Violência Sexual, que reúne esforços de diversos parceiros como as Secretarias de Assistência Social, Educação e de Saúde, do Conselho Tutelar e do Conselho Municipal da Criança e do Adolescente.

 

 

 

Fonte: Ascom da Veracel

Comente!

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui