Eunápolis inicia campanha de combate à hanseníase

s
Fotos: Ascom

Buscando mobilizar a população para detecção da Hanseníase, a Prefeitura de Eunápolis, por meio da Secretaria de Saúde, está intensificando, durante essa segunda quinzena de abril, a ações de combate à doença e a divulgação de informações que levem ao seu diagnóstico precoce. Estão sendo realizadas palestras nas Unidades Básicas de Saúde – UBS’s, capacitação da equipe de saúde da Atenção Básica, panfletagem nas principais vias da cidade e ações de conscientização nos sinais de trânsito.

Para fechar a campanha, nos dias 29 e 30/04, Eunápolis sediará o projeto Roda-Hans,  recebendo a Carreta da Saúde – Hanseníase, que ficará estacionada na Praça do Pequi realizando, no primeiro dia, capacitação a profissionais da saúde e no dia 30/04, a população cadastrada nos postos de saúde, receberão atendimento especializado com exames diagnósticos, consultas e o início imediato do tratamento, prevenindo assim as incapacidades resultantes da doença.

“Quero convidar toda população para estar atenta aos sintomas da hanseníase, e caso o detecte algum sinal da doença, deve procurar imediatamente a unidade de saúde mais próxima. A hanseníase tem cura, e assim que o tratamento é iniciado o paciente não é mais transmissor, por isso é tão importante nos unirmos neste combate e divulgarmos essas informações”, disse o prefeito de Eunápolis Robério Oliveira.

Hanseníase – Comumente conhecida como lepra, é uma doença infecciosa causada pelo bacilo de Hansen. Manchas brancas dormentes ou avermelhadas salientes, ausência de dor em caso de queimaduras ou cortes, partes do corpo com formigamento ou dormência, dor nos nervos dos braços, mãos, pernas ou pés, são sintomas da hanseníase. A doença tem cura, porém exige tratamento prolongado para não desencadear problemas ao paciente como cegueira, falência renal, fraqueza muscular, desfiguração da face, disfunção erétil, entre outras complicações.

Comente!

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui