O secretário de Políticas Públicas de Eunápolis, Ronilto William, determinou a instalação de uma sindicância para apurar a denúncia feita por um jovem de 18 anos de que teria sido agredido por cinco guardas municipais. O fato, segundo a denúncia, aconteceu por volta das 15h de quarta-feira, 20, na Praça da Matriz, no Centro. A ação foi registrada em vídeo, com um telefone celular, por uma pessoa que passava pelo local.
Uma nota assinada pelo comandante da Guarda Municipal, Israel Matos Magno, e pelo subcomandante Mirabeau Araújo Andrade Júnior, informa que o guarda civil municipal que teria atuado de forma mais contundente foi afastado do serviço externo até o final dos trabalhos de apuração dos incidentes. Também informa que a Guarda Municipal foi alertada a respeito da necessidade de reforçar as ações de promoção dos direitos dos cidadãos (nosso maior patrimônio), finalidade precípua da corporação.
“A corporação apresenta suas desculpas pelo comportamento inadequado de alguns guardas, o que não reflete, absolutamente, as orientações do comando. Ao tempo que informa que a Guarda Municipal está sendo reformulada a fim de melhor servir à população do município”, acrescenta o texto.