Na tarde de sexta-feira (25), a Secretaria Municipal de Educação de Eunápolis promoveu uma solenidade especial para reconhecer e certificar o engajamento de 25 universitários da área da saúde que participaram ativamente do Programa Saúde na Escola.
A iniciativa focada na identificação de alunos com deficiência visual resultou na triagem de 2 mil estudantes, revelando 291 com algum tipo de problema visual, que foram direcionados para tratamento na rede pública de saúde.
A entrega dos certificados foi resultado de 10 dias de experiência acadêmica, onde os universitários não apenas desempenharam um papel fundamental na identificação dos alunos com deficiência visual, mas também vivenciaram uma troca enriquecedora com a comunidade local.
A universitária Aline Nunes Fontes compartilhou suas impressões: “foram 10 dias de uma experiência acadêmica única, em que não só ensinamos, mas também aprendemos com a população. É uma troca de vivências indescritível”.
A solenidade ressaltou a iniciativa da secretária de Educação, Telma Andrade, sobre a importância da acuidade visual para o aprendizado dos estudantes. “Sabemos que a visão é fundamental para o desenvolvimento educacional, e o comprometimento dos universitários nesta ação reforça nossa direção a uma educação mais inclusiva.
A entrega de certificados não apenas celebra o encerramento desta ação como fortalece o compromisso conjunto em direção a práticas educacionais mais igualitárias, adaptadas às necessidades específicas de cada aluno. Esta é uma premissa da prefeita Cordélia Torres para o Programa Saúde na Escola”.