“Estou emocionado. Se não houver emoção não adianta viver!” Assim Neto Guerrieri, prefeito eleito de Eunápolis, no Extremo Sul da Bahia, justificou a voz embargada e a visível comoção que o dominava durante o discurso após a diplomação. Neto Guerrieri, também aproveitou o momento solene para fazer um resgate à memória do pai, Arnaldo Moura Guerrieri, lembrando àquela casa que hoje o diplomava o momento de sua morte, quando a Câmara de Vereadores não abriu suas portas à família para o velório do corpo. Neto também cumprimentou a Justiça Eleitoral pela lisura na condução do processo eleitoral 2012.
Conduzida pelo Juiz da Comarca, Otaviano Andrade de Souza Sobrinho, a extensa cerimônia diplomou também os vereadores, suplentes de vereador e prefeitos eleitos das cidades de Itagimirim e Itapebi e Guaratinga, respectivamente Rielson Santos Lima, Francisco Antonio de Brito Filho, e Kenoel.
Ao contrário da cerimônia curta e objetiva vista em Porto Seguro e outros municípios da Região, onde só falaram o prefeito, o vice-prefeito e o vereador mais votado, em Eunápolis o Juiz Otaviano Andrade Sobrinho concedeu a palavra também ao Bispo Diocesano, Dom Edson de Oliveira, ao presidente da OAB local, Antônio Apóstolo e ao comandante da 7ª Cia PM, Capitão Anacleto , que destacaram a responsabilidade dos eleitos com o bom exercício do mandato. Também foi concedida a palavra aos representantes das principais coligações, Antonio Gonçalves de Souza, o Galego do Regional e João Batista Alves Pereira, o Jota Batista.
Em mais um discurso marcante, a Promotora Eleitoral da Comarca de Eunápolis, Valéria de Magalhães, falou sobre “sonhos de cidadania, democracia e esperança em uma sociedade menos desigusl”.
O juiz Otaviano Sobrinho concluiu a cerimônia usando uma velha máxima como alerta para os eleitos: “io povo está cansado da velha política romana do pão e circo.”
Foram diplomados os vereadores:
Adelson Cirilo dos Santos,Wellington Moraes de Oliveira (PHS) o músico e pagodeiro Tó do Cavaco. Aderbal Costa Dias, Antonio Gonçalves de Souza, Eduardo Rosenha dos Santos, Eliazaer Lucas Tavares Leite, Gildair da Silva Almeida, João Batista Alves Pereira, João Carlos Lopes, Jorge Maécio Pires Almeida, José Carlos Barbosa Baião, José Luiz Teixeira, José Ramos Neto Filho, Osvaldo Pereira dos Santos, Paulo Sérgio Brasil dos Santos, Robson de Oliveira Rocha e Ubaldo Suzart
Da redação