Eunápolis discute trânsito e reorganização do centro da cidade

O município de Eunápolis deu início à coleta de sugestões e aos debates em busca de propostas para a reorganização do centro da cidade e regulamentação do trânsito. Aspectos como a adoção do  modelo de estacionamento zona azul, a realocação dos camelôs, padronização das calçadas, sinalização de trânsito,acessibilidade e tráfego de bicicletas na contramão foram abordados pelos participantes na consulta pública realizada na última quinta-feira, 21, na Loja Maçônica 5 de Novembro.

Populares abordaram diversos problemas inerentes às questões de urbanas, incluindo a preocupação que a administração deve ter com os cadeirantes, com a família dos camelôs, com a chamada “ilha do rato” e com problemas ambientais, a exemplo do barulho em frente às lojas. A pintura dos meios-fios pela administração municipal também foi questionada.

A consulta pública, uma iniciativa da prefeitura local, através da Secretaria de Políticas Públicas e Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo, marcou a aplicação de uma proposta de participação popular no governo municipal.

Foram parceiros na realização do evento a CDL, o Sindicom, o Sindicato Rural Patronal, a PRF, a Polícia Militar, a Polícia Civil, o Prodem, o DENIT, a Associenge e a governança local, entre outras organizações.

O superintendente de Trânsito, Eduardo Farias, mostrou, em gráficos, os projetos para implantação das mudanças propostas pelo prefeito Guerrieri e agora referendadas pela comunidade. Durante o evento foram exibidos números que mostram os altos índices de acidentes que acontecem no trecho eunapolitano da BR 101. Também foi revelada a visão dos associados da CDL local sobre a implantação da zona azul. Segundo Fabrício Ramos, presidente da entidade dos lojistas, 78% dos associados aprovam a medida.

Ações imediatas

Segundo o secretário de Políticas Públicas, Ronilto William, todas as opiniões serão encaminhadas ao prefeito Neto Guerrieri, que criou uma comissão técnica para análise e aproveitamento das sugestões. Após análise, será encaminhado à Câmara Municipal o Projeto de Regularização do Trânsito e da Superintendência Municipal de Trânsito, informa o secretário.

“Com a aprovação dos vereadores, integraremos o município ao Sistema Nacional de Trânsito – SNT e ao Departamento Nacional de Trânsito (Denatran). Criaremos a Junta Administrativa de Recursos de Infrações (Jari) e o Conselho Municipal de Trânsito. Após os trâmites burocráticos, as ações práticas poderão ser iniciadas sob o respaldo legal e seguindo, sempre que possível, as indicações da população”, explicou o superintendente de trânsito.

Nos próximos dias, a Prefeitura iniciará sinalização horizontal e vertical por toda a cidade. Além das ações no trânsito, será realizado o cadastramento dos ambulantes e a regularização do licenciamento desses trabalhadores.

 

Ascom da Prefeitura de Eunápolis

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui