Eunápolis: Conferência destaca necessidade de reconhecer direitos dos idosos

A palestra “O compromisso de todos por um envelhecimento digno no Brasil”, ministrada pela secretária Estadual de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos, Fabiana da Cruz Matos, foi um dos destaques da 3ª Conferência Territorial do Direito dos Idosos, que reuniu representantes da sociedade civil, gestores públicos e conselheiros nos dia 8 e 9 de junho, em Eunápolis.

Para um público formado por idosos, representantes de entidades e instituições e servidores públicos, a secretária destacou os direitos que a pessoa idosa possui e que precisam ser reconhecidos pela sociedade e pelo estado brasileiro.

Representantes de entidades e instituições de Eunápolis, Porto Seguro, Santa Cruz Cabrália, Belmonte, Itapebi, Itagimirim, Itabela e Guaratinga, discutiram políticas públicas voltadas para os idosos, havendo o compromisso implícito de todos os participantes em relação à efetivação de programas que viabilizem um tratamento digno às pessoas que chegam à terceira idade na região.

Prestigiaram o evento, compondo a mesa diretora, a presidente do Conselho Municipal dos Direitos dos Idosos – CMDI, Walquiria Muniz; a secretária de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos do Estado, Fabiana Mattos; a representante do setor de Responsabilidade Social da Veracel, Isabel Bianchi; a vice-presidente da Câmara de Vereadores, vereadora Carmem Lúcia Gerino Maciel; o secretário Municipal de Governo, Willy Hafner Junior, que representou o prefeito Robério Oliveira; e, a anfitriã da conferência, vice-prefeita e secretária de Assistência Social, Maria Menezes.

Participação
Maria Menezes deu ênfase ao público presente, formado em sua maioria por idosos, já que também destacou a melhor idade como uma força de juventude, para quem já conseguiu colocar sobre os ombros algumas experiências de vida. Maria Menezes tratou a todos como se fossem jovens de cabelos brancos, o que deixou todos muito alegres. “O Brasil está envelhecendo e sendo assim, precisamos de políticas públicas que satisfaçam os anseios desta população, os jovens de 60, 70 e 80 anos”.

Já o secretário de Governo, Willy Hafner, falando em nome do prefeito Robério Oliveira, disse que “quando vejo o interesse dos representantes dos diversos municípios que formam o Território, lembro da ansiedade do prefeito Robério e da secretária Maria Menezes em efetivar ações voltadas para as pessoas idosas”.

Também foi destaque a apresentação do Coral Vô e Vó, um projeto do CRAS, que é comandado pela psicóloga Michele Pessin e cujo objetivo é a inclusão social e o resgate da cidadania do idoso.

Ao final da primeira noite do evento, um coquetel foi oferecido pela secretária de Assistência Social no prédio da Escola Nilza Barbosa com apresentação musical do cantor Kaká dos Teclados.

Ajudaram na realização da Conferência a deputada estadual Cláudia Oliveira, a empresa Veracel, o Banco do Brasil, a Caixa Econômica Federal, Banco do Nordeste, Banco Itaú, Prefeitura de Eunápolis, Prefeitura de Porto Seguro, Prefeitura de Belmonte, Prefeitura de Itabela, Prefeitura de Guaratinga e Prefeitura de Itamarajú.


Fonte: Ascom da Prefeitura de Eunápolis

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui