Eunápolis adere ao consórcio para a compra de vacinas contra covid-19

Eunápolis adere ao consórcio para a compra de vacinas contra covid-19
Eunápolis adere ao consórcio para a compra de vacinas contra covid-19. Foto: Ascom

O Município de Eunápolis aderiu na última quarta-feira, 03 de março, ao consórcio público para a compra de vacinas, medicamentos, insumos e equipamentos para o enfrentamento da covid-19 diretamente para os municípios. A maior preocupação é com as vacinas, caso o Plano Nacional de Imunização, do Governo Federal, não consiga suprir a demanda existente.

Quem lidera esse movimento é a Frente Nacional de Prefeitos (FNP), que conta com gestores de várias cidades. Após a constituição legal, com a criação de um Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ) o consórcio estará apto a fazer a compra de vacina, entre outros itens necessários para o combate à pandemia. Os custos para formação legal do consórcio público serão pagos pela FNP. Agora, a Câmara de Vereadores tem até 15 dias para aprovar projeto de lei que autoriza o município a aderir ao Consórcio.

A primeira opção do consórcio para a compra é a utilização de recursos do Governo Federal, mas transferências de recursos por organismos internacionais, participação da iniciativa privada ou mesmo aquisição via cota dos municípios serão analisadas. Outra alternativa, que depende de aprovação de projeto no Senado, é que os municípios comprem com verba própria o imunizante, mas depois sejam ressarcidos pelo Governo Federal.

Com todas as dificuldades econômicas que os municípios passam, é fundamental integrar-se nessa frente para acelerar o processo de vacinação, disse a prefeita Cordélia Torres. “Enquanto o imunizante não chega, já que depende dos esforços da União, cuja distribuição é feita pelo Governo da Bahia, é preciso, antes de tudo, conscientizar-se, pois a minha ação reflete na ação do outro, logo vamos nos proteger, mantendo o distanciamento social e as medidas de higiene e segurança em todos os locais e, principalmente, evitando aglomerações”, completou.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui