Estudantes se mobilizam para limpeza do óleo nas praias do Extremo Sul

Estudantes se mobilizam para limpeza do óleo nas praias do Extremo Sul
Sobre o óleo nas praias do Extremo Sul: estudantes se mobilizam para limpeza. Fotos Ascom

As manchas de petróleo que há mais de dois meses estão se espalhando pela costa nordestina chegou às praias do Extremo Sul da Bahia. Alcobaça, Prado, Caravelas, Mucuri e Nova Viçosa já possuem ocorrências confirmadas. Preocupados com os impactos socioambientais, estudantes da Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB) e Universidade do Estado da Bahia (Uneb), junto a outros coletivos, estão se mobilizando para promover a limpeza das praias.

Estudantes se mobilizam para limpeza do óleo nas praias do Extremo Sul

Em reunião acontecida na noite de segunda-feira (04), membros da UFSB relataram a primeira experiência nas praias. “Nós fizemos um boca a boca virtual”, contou Leandro Lyrio, técnico administrativo da instituição, que participou do processo de arrecadação de verba, aquisição de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) e da primeira coleta das manchas de óleo.Estudantes se mobilizam para limpeza do óleo nas praias do Extremo Sul

Da reunião, que contou com a participação da coordenadora regional do Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema), Patrícia Reis, além de professores da casa e pessoas externas, foi deliberada a divisão das atividades por comissões. Comunicação, Doações & EPIs, e Científica – nestes grupos, o trabalho está sendo organizado com a interação de membros das cidades litorâneas e a contínua troca de informações, com a participação de estudantes, professores e comunidade em geral.

Além da coleta do óleo/petróleo propriamente dito, a preocupação da Frente estudantil cresce em relação aos animais marinhos e/ou que podem entrar em contato com a substância. Para preparar voluntárias/os no resgate e cuidado dos animais, as/os estudantes realizarão um treinamento na sexta-feira (08), na UNEB voltado para interessadas/os em auxiliar no trabalho.

AJUDE VOCÊ TAMBÉM!

SAIBA COMO:

  1. DOE EPIs (galochas, luvas de PVC ou Nitrílicas, máscaras para respiração contra gases, óculos e protetor solar): locais de entrega – UFSB (procurar Leandro na Secretaria Acadêmica); UNEB (no Colegiado de Biologia).
  2. SEJA VOLUNTÁRIO e participe da limpeza das praias: SE INSCREVA NO LINK à https://surveyheart.com/form/5dbe00cc827a2b0fc83a1a29
  3. DIVULGUE esta nota e a informação: NÃO ENTRE EM CONTATO DIRETAMENTE COM O ÓLEO, POIS COLOCARÁ A SUA SAÚDE EM RISCO!

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui