Estudantes preparam exposição de projetos na maior Feira de Ciência e Engenharia do país

 

Foto: Divulgação

Os estudantes da rede estadual, que tiveram seus projetos científicos selecionados para a 15ª edição da Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (FEBRACE), já estão no local do evento, na Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (Poli-USP). Esta segunda-feira (20) foi destinada à montagem dos estandes onde os alunos irão apresentar as experiências desenvolvidas em sala de aula, no âmbito do projeto Ciência na Escola, da Secretaria da Educação do Estado da Bahia.

A FEBRACE acontece até o dia 27 de março, é considerada a maior Feira de Ciência e Engenharia do país e representa um movimento nacional de estímulo ao jovem cientista, por meio de ações de incentivo à cultura investigativa, de inovação e empreendedorismo. Nos estandes, os estudantes irão mostrar todo o processo de desenvolvimento de seus projetos, explicando as temáticas exploradas nas pesquisas, por meio de maquetes e experimentos. Além disso, trocarão experiências com estudantes e pesquisadores de várias regiões do Brasil e concorrerão a premiações em diferentes categorias.

Foto: Divulgação

O estudante Tailan de Melo, 20 anos, é um dos alunos da rede estadual de ensino que estão em São Paulo. Ele apresentará o projeto ‘Biomassa de banana verde como fonte alternativa de alimentação’, desenvolvido no curso técnico de Agropecuária do Centro Territorial de Educação Profissional da Bacia do Rio Grande, em Barreiras (710 km de Salvador), no Oeste baiano. O projeto de iniciação científica aponta as propriedades da banana, esta fonte energética e nutricional valiosíssima e que muito contribui para gerar emprego e renda para pequenos produtores. “Estou muito feliz. Tenho certeza de que irei agregar novos conhecimentos na minha vida”, revela Tailan de Melo.

As estudantes Cristiana Aparecida Couto, 16, e Noemy de Souza Queiroz, 17, do 2º ano do Ensino Médio, do Colégio Estadual Geovania Nogueira Nunes, do município de Itatim (235 km de Salvador), estão cheias de expectativas para apresentar o projeto “Toxicidade de plantas medicinais em larvas do mosquito Aedes Aegypti”, que mostra a eficácia de plantas como erva-cidreira e eucalipto na eliminação das larvas do mosquito Aedes Aegy. “Eu tenho certeza de que vou aprender muito. É uma oportunidade poder  conhecer e trocar ideias com outros jovens pesquisadores do Brasil inteiro. Espero voltar para casa com mais inspiração para continuar o nosso projeto e outros que virão”, destaca a estudante Cristiana.

Veja os projetos apresentados na FEBRACE

– “Análise físico-química e sensorial da farinha de aipo: uma nova alternativa alimentar para os celíacos” – Centro Estadual de Educação Profissional em Gestão e Tecnologia da Informação Álvaro Melo Vieira – Ilhéus. Estudantes: Ailana Kely Farias de Souza e Rayanne Benevides Santos. Orientadora: Margarete Correia de Araújo e coorientadora: Maria Iracy Franca Lacerda Sousa.

– “Biomassa de banana verde como fonte alternativa de alimentação – II Fase” – Centro Territorial de Educação Profissional da Bacia do Rio Grande – Barreiras. Estudante: Tailan Silva de Melo. Orientadora: Luíza Idiane de Sousa Dias e coorientador: Rodrigo Arlindo Porto Wanderley Moreno.

– “O uso de agrotóxicos na agricultura familiar miguelense: uma relação entre PBIC e escola” – Colégio Estadual Aldemiro Vilas Boas – São Miguel das Matas. Estudantes: Jade Aisline Sousa dos Santos, Leandro Andrade Santos. Orientadora: Alaércio Moura Peixoto de Jesus e coorientadora: Floricéa Magalhães Araújo.

– “Toxicidade de plantas medicinais em larvas do mosquito Aedes Aegypti” – Colégio Estadual Geovania Nogueira Nunes – Itatim. Estudantes: Cristiana Aparecida Nogueira Couto e Noemy de Souza Queiroz. Orientadora: Karine Najla Souza de Jesus.

– “Voice Amplifier: Amplificador de voz de baixo custo, para professor da rede pública de ensino” – Colégio Estadual César Borges – Valente. Estudantes: Ilana Macêdo de Jesus e Laíce Araújo Lopes. Orientador: Cristiane Maria de Freitas Ribeiro e coorientador: Glaibson Santos Oliveira.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui