Estudantes de Jequié desenvolvem ponto de ônibus sustentável

Estudantes de Jequié desenvolvem ponto de ônibus sustentável
Foto: Divulgação

Os estudantes Valdir Moraes Junior e Débora Souza Oliveira, do curso técnico em Edificações, do Centro Estadual de Educação Profissional em Gestão e Tecnologia da Informação Régis Pacheco (Ceep), localizado em Jequié (centro sul), desenvolveram um projeto de ponto de ônibus sustentável, climatizado e iluminado por meio de energia solar. A iniciativa busca a melhoria da qualidade de vida da população e é voltada à sustentabilidade socioambiental.

Para a instalação do ponto, o projeto propõe uma estrutura de aço galvanizado, policarbonato no teto, para reduzir a exposição a raios U.V e U.V.A, kit de placas solar com inversor de energia, controlador de carga, bateria estacionária, vidros temperados para proteger as pessoas das condições climáticas e umidificador para climatizar o ambiente. Os assentos dos pontos são puffs de pneus e o piso feito com pneus reciclados. Já a iluminação, à noite, tem como base lâmpadas de LED. A estrutura também possui acessibilidade para cadeirantes com rampas e lugar reservado, além de pisos táteis de alerta para deficientes visuais.

Para Valdir Morais Junior, 28, o projeto é muito importante para a população e para o meio ambiente. “O pneu que poderia poluir terá novas utilidades e a energia solar constitui-se como uma fonte de energia renovável e não poluente. Outra questão é que as pessoas poderão ter mais conforto e segurança ao utilizarem os pontos de ônibus”.

Débora Souza Oliveira, 20, diz que este foi o seu primeiro projeto de iniciação científica, com o qual aprendeu muito durante o processo de elaboração. “Gostei muito de participar do projeto e espero que, futuramente, ele seja colocado em prática, pois vai trazer vários benefícios para as pessoas. Para apresentar o projeto, fizemos uma maquete que mostra a estrutura”.

Segundo a professora Luciana Silva de Deus, que orientou o projeto juntamente com o professor Justino Sá Barreto Neto, a iniciativa apresenta uma proposta pedagógica interdisciplinar. “Este trabalho estabelece um diálogo entre as disciplinas de base comum e as específicas do curso, no qual eles realizaram pesquisas bibliográficas, levantamento de dados e materiais, trabalhos práticos e pesquisas de campo”.

A ideia do projeto partiu dos próprios estudantes, que realizaram pesquisas nas ruas da cidade para saber a opinião das pessoas sobre as estruturas dos pontos de ônibus, na qual destacaram questões como permanência, acessibilidade e segurança. O projeto foi baseado em outros pontos de ônibus, a exemplo dos de Dubai, com estrutura de metal, climatizados e fechados por vidro, além de pontos existentes no Brasil, na cidade de Florianópolis, que possuem energia solar e teto verde.

 

 

 

 

 

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