Estudantes de Alcobaça visitam Porto Seguro e Cabrália

Estudantes de Alcobaça visitam Porto Seguro e Cabrália
Centro Histórico de Porto Seguro. Foto: Google
A profª de História da EMEF Paraíso Verde Luziane da Silva levou seus alunos da EJA noturno para uma visita cultural aos centros históricos de Porto Seguro e Santa Cruz de Cabrália, com o intuito de enriquecer o conhecimento dos alunos.

Após a visita, foi solicitada uma reflexão sobre o conhecimento histórico e uma busca incansável desse saber de cada discente, pois “estudar o passado é a primícia para compreender o presente”, frisa a educadora. “O historiador recorre à variedade de fontes históricas para reconstruir e entender determinadas épocas.

Com base no levantamento do conhecimento prévio dos alunos, foi possível resgatar a autonomia de cada um sobre seu poder de transformar a sua própria história. O passeio cultural foi promovido para contrapor o ensinado e o realmente acontecido e os fatos só podem ser contestados mediante revisão bibliográfica ou pesquisa de campo como o acontecido, a visita cultural”, explicou Luziane, salientando que o passeio foi cerceado por conversa sobre a cultura e os fatos históricos e acontecimentos dos antepassados que fizeram parte da construção do Brasil. “Os alunos do noturno das turmas do 6º e 7º ano e do 8º e 9º ano, ou seja, EJA aprenderam bastante com essa visita que demonstraram por meio de produção escrita para o relatório do portfólio”, enfatizou.

A EMEF Paraíso Verde realizou sua primeira viagem cultural no ano de 2010, por meio de um projeto de intervenção pedagógica elaborado pela especialista em língua portuguesa e graduanda em história a profª Luziane da Silva Maria, ou Zinha, como é carinhosamente chamada pelos Passeios pela trilha do saber, contemplando a realidade do século XVI.

O Passeio Cultural teve o apoio da Prefeitura de Alcobaça – BA.

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui