Por volta das 13 horas desta segunda-feira (27), um grupo de estudantes do Bacharelado Interdisciplinar de Saúde (BIS) realizou uma manifestação em frente ao campus Paulo Freire, da Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB) em Teixeira de Freitas.
O protesto se deu após uma proposta interna que reduz as vagas para que os discentes do BIS ingressem no segundo ciclo do curso de Medicina, onde são aprofundados os componentes curriculares específicos.
A reportagem d’OSollo esteve no local e conversou com Reinan Souza, representante estudantil do BIS. Segundo ele, o intuito foi chamar a atenção da comunidade caso a reitoria não se posicionasse. São 80 vagas para o curso específico para 180 alunos do BIS.
“O que vinha acontecendo era que os três campi da Federal concorriam em um edital às 80 vagas. Agora a gestão interna lança uma proposta de redução de 80 para 60 vagas, e não há motivo legal para que essa vagas sejam reduzidas, tendo em vista que o corpo docente e estrutura da UFSB suportam a demanda. Não aceitaremos e queremos entender o motivo“, disse Reinan.
Além disso, os estudantes questionam a divisão proporcional das vagas entre os campi.
A Reitora da UFSB, Joana Guimarães, também falou à reportagem. Segundo ela, nas próximas horas, participaria de reuniões com a pró-reitoria e ainda que seria levado aos estudantes um posicionamento diante de possibilidades para resolver a situação.
O Jornal O Sollo acompanha o andamento das discussões. Na noite da mesma data, a reitoria informou em reunião com os estudantes que qualquer decisão só seria efetivada em conformidade com o diálogo com o corpo discente.