Estudantes da rede estadual podem se inscrever no Programa Mais Estudo até 4 de março

Estudantes da rede estadual podem se inscrever no Programa Mais Estudo até 4 de março
Estudantes da rede estadual podem se inscrever no Programa Mais Estudo até 4 de março. Foto: Elói Corrêa/GOVBA
A segunda edição do Programa Mais Estudo está com inscrições abertas para 10 mil vagas de monitorias para as disciplinas de português e matemática. A iniciativa da Secretaria da Educação do Estado é voltada para alunos do 9º ano do Ensino Fundamental e do 1º ao 4º ano do Ensino Médio. Está é a segunda edição do programa que neste ano tem investimento de R$ 6 milhões. Os estudantes podem se inscrever até o dia 4 de março e devem procurar a secretaria da unidade de ensino na qual estão matriculados. O programa será realizado entre os meses de abril e maio e cada aluno receberá uma bolsa mensal de R$ 200.
No Colégio Estadual Governador Otávio Mangabeira, no Saboeiro, na capital baiana, nove estudantes participaram do Mais Estudo. O jovem Thiago Ramos foi um deles e garante que a iniciativa também o ajudou. “É um projeto nota 10 e que só veio para ajudar na democratização do ensino público. A gente tem uma experiência em que se coloca no ponto de vista do professor e para quem pretende ser professor, que é o meu caso, só traz ganhos. É uma ideia excelente fazer com que os alunos que sabem um pouco mais possam compartilhar conhecimento”, destacou.
Para se candidatar às vagas de monitoria é necessário que os alunos tenham média a partir de oito pontos em Língua Portuguesa e Matemática em 2019 e a monitoria ocorre em horário oposto às aulas. O secretário de Educação do Estado, Jerônimo Rodrigues, ressalta os pontos positivos do programa. “Tivemos uma boa repercussão no processo estudantil com a realização da primeira edição, e este é um projeto inédito no Brasil. Com o programa, conseguimos fazer com o que estudante fique oito horas a mais na escola com atividade pedagógica. Sendo que duas horas são para tratar de planejamento, organização e formação desses monitores e as outras seis horas é para que ele possa compartilhar com seus colegas o processo de aprendizagem. Já percebemos melhorias nos indicadores de aprovação e evasão nas unidades escolares em que o Mais Estudo foi implantado. Também houve maior envolvimento entre estudantes e professores”.
As unidades escolares também devem realizar a adesão ao programa até o dia 4 de março no Portal da Educação, a partir do preenchimento de um formulário. A diretora do Colégio Estadual Otávio Mangabeira, Márcia Menezes, reforça o sucesso do projeto. “A nossa avaliação é muito positiva e com mérito todo do alunado, porque eles abraçaram esse projeto. O impacto foi muito forte em relação ao incentivo para quem precisava estudar mais. Temos um sentimento de gratidão por esta iniciativa”.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui