As escolas da rede estadual de ensino estão em festa. É que os estudantes estão participando da Etapa Escolar dos programas e projetos estruturantes realizados como parte do currículo, em diferentes linguagens, como música, dança, poesia, teatro e artes visuais. Os projetos Festival Anual da Canção Estudantil (FACE); Dança Estudantil (DANCE); Encontro de Corais Estudantis (ENCANTE), Festival de Teatro Estudantil (FESTE); Artes Visuais Estudantis (AVE); Tempos de Arte Literária (TAL); Produção de Vídeos Estudantis (PROVE); e Educação Patrimonial e Artística (EPA) promovem o protagonismo juvenil e dinamizam o ambiente escolar.
Nesta sexta-feira (15), por exemplo, no município de Andaraí, os estudantes do Colégio Estadual de Tempo Integral Edgar Silva se apresentarão, às 8h30, no teatro da unidade escolar, no “Festival de artes”. Os projetos em destaque serão AVE, FACE, DANCE, EPA, FESTE, PROVE e TAL. Já no sábado (16), às 18h, no município de Guajeru, será a vez dos estudantes do Colégio Estadual Jorge Amado se apresentarem com os projetos TAL, FACE, AVE e DANCE.
Ontem, quarta-feira (13), os estudantes do Colégio Estadual Eurides Santana, no município de Poções, mostraram as suas habilidades e talentos em torno do tema “Bahia: encantos em todo canto!”. A estudante Hiale Silva, 15, 1º ano, se apresentou pela primeira vez com os projetos EPA e FESTE. “Gostei muito da experiência. Para o FESTE, fizemos uma dramatização sobre mulheres guerreiras e a minha personagem foi Dandara dos Palmares. Já no projeto EPA fizemos uns slides com fotos dos patrimônios da cidade, como antigos casarões, coretos e igrejas”, explicou.
Já a estudante Rebeca Barreto,17, 3º ano, falou da emoção de se apresentar com os projetos DANCE e FACE. “Foi a primeira vez que eu cantei no colégio e a música escolhida foi ‘Amarelo, azul e branco’, da dupla Anavitória. Além disso, participei do DANCE com uma coreografia no estilo axé gospel e foi muito bom”.
Etapas – Conforme a Secretaria da Educação do Estado (SEC) divulgou, as atividades inerentes aos programas e projetos estruturantes obedecerão ao seguinte cronograma de execução: Etapa Escolar, de 2 de maio a 29 de setembro; Etapa Territorial, de 9 de outubro a 10 de novembro; e Etapa Estadual, de 11 a 14 de dezembro.