Estudantes baianos estão na fase final da Olimpíada de Matemática da Unicamp

Estudantes baianos estão na fase final da Olimpíada de Matemática da Unicamp
Foto: Divulgação

Estudantes do Colégio Estadual Manoel Macedo Cirilo, localizado no município de São Desidério, e do Colégio da Polícia Militar de Dendezeiros, em Salvador, estão na fase final da 40ª edição da Olimpíada de Matemática da Unicamp (OMU), um projeto realizado pelo Instituto de Matemática, Estatística e Computação Científica (Imecc) da Universidade. O resultado e a convocação dos estudantes foram realizados na segunda-feira (8).

Neste ano, a Olimpíada de Matemática registrou 2,8 mil equipes inscritas, sendo 225 equipes de 22 estados participaram da etapa final. A equipe do Colégio Estadual Manoel Macedo Cirilo (antigo Presidente Médici), de São Desidério, é formada pelos estudantes Daniel Neves Teixeira; Sarah Santielly Alves da Silva; Tadna Joanna Morais da Silva; e pelo professor Leonny George. Já a equipe do Colégio da Polícia Militar de Dendezeiros, em Salvador, é formada pelos estudantes Enzo Gabriel Rios da Silva, João Gabriel Santana de  Oliveira Nunes Santos, João Miguel Ribeiro Neri Alcântara dos Santos e pelo professor Marcos Vinícius Carvalho Galderice. A fase presencial será realizada na Unicamp, em Campinas-SP, no dia 31 de agosto. No dia seguinte à prova, em 1º de setembro, será realizada uma cerimônia de premiação com entrega de medalhas de Ouro, Prata e Bronze, também no campus da Universidade.

Participam da OMU estudantes dos ensinos Fundamental (8º e 9º ano) e Médio de escolas públicas e particulares. Os grupos passaram por duas fases on-line nos meses de abril e maio.

A OMU possui uma proposta original, que se difere de outras competições de Matemática. A participação ocorre em equipes compostas por três estudantes, além de um professor responsável. O objetivo é que os alunos discutam e, juntos, busquem soluções para os problemas e desafios apresentados.

As provas são dissertativas e, além da correção tradicional, também é avaliada a qualidade do texto e argumentação de maneira comparativa. Elas também são divididas em dois níveis: Alfa (para alunos de 8º e 9º ano do Ensino Fundamental) e Beta (para alunos do Ensino Médio).

Vagas na graduação da Unicamp

Desde 2023, a OMU faz parte do edital de Vagas Olímpicas e os estudantes têm a chance de ingressar na Unicamp sem fazer o vestibular.

O edital prevê ingresso pela OMU nos seguintes cursos: Engenharia Física, Física Médica, Física, Matemática, Matemática Aplicada e Computacional, Matemática (licenciatura), Física (licenciatura), Engenharia de Transportes, Estudos Literários e Farmácia.

Para participar do processo seletivo de vagas olímpicas, o estudante deve chegar à terceira etapa, realizar a prova em grupo e uma outra prova adicional individual – ambas presenciais. O estudante poderá concorrer à vaga na graduação desde que seja premiado com alguma medalha (Ouro, Prata ou Bronze) na prova individual.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui