Estudantes apresentam espetáculo de Shakespeare no Teatro Municipal de Ilhéus

Estudantes apresentam espetáculo de Shakespeare no Teatro Municipal de Ilhéus
Foto: Ascom

Das salas de aula para o palco e de estudante a ator. Esta tem sido a trajetória dos alunos do curso técnico em teatro do Centro Estadual de Educação Profissional em Logística, Transporte e Produção Industrial (Ceep), localizado em Ilhéus, no sul da Bahia. Na terça-feira (12), os estudantes lotaram o Teatro Municipal de Ilhéus na estreia da segunda temporada do espetáculo ‘Sonho de uma noite de verão’, de William Shakespeare. A encenação se repete nesta quarta-feira (12), com ingressos custando R$ 10 (inteira) e R$ 5 (meia-entrada).

A apresentação da peça faz parte do processo de aprendizado dos alunos que participam do grupo de teatro do curso conhecido como ‘Arte no Atto’. A peça tem a participação de 25 estudantes, sendo que alguns deles são de outros cursos técnicos ofertados pelo Ceep, como logística, hospedagem e análises clínicas. O curso técnico em teatro é o único ofertado pela rede pública de ensino na região Nordeste.

O espetáculo é uma comédia romântica na qual dois casais se perdem numa floresta e são enganados por duendes e fadas. A produção técnica é feita pelos próprios estudantes que aprendem, na prática, a elaborar cenários, figurinos, maquiagem e iluminação. Para a estudante Natália Souza, 19 anos, que interpreta a rainha das fadas Titânia, fazer o curso de teatro é a realização de um sonho.

“Sempre quis fazer teatro e vi neste curso a grande oportunidade de desenvolver meu talento. Me sinto honrada em poder me apresentar em um teatro tradicional como o da nossa cidade”, afirma Natália. Já Gabriel Patrick Lopes, 18, que dá vida ao personagem Demétrio, conta que se apresentar nos palcos é uma grande experiência. “Levar a nossa arte para o púbico não tem preço, pois as pessoas se divertem e se emocionam junto com a gente”, revela o estudante.

A professora e articuladora do curso, Valdiná Guerra Félix, destaca que “o curso também forma o aluno para assumir funções técnicas dentro do teatro como cenotécnica, iluminação, sonoplastia, fotografia cênica, maquiagem, figurino, direção, dramaturgia e atuação. Além disso, visa a formação cidadão e ética”.

 

 

 

 

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui