Estudante de Teixeira de Freitas conquista bicampeonato de Karatê

Estudante de Teixeira de Freitas conquista bicampeonato de Karatê
Estudante de Teixeira de Freitas conquista bicampeonato de Karatê. Foto Divulgação

Iago Taurino conquistou o segundo título brasileiro durante campeonato realizado em Itapecerica da Serra, em São Paulo

Estudante do quinto período de Engenharia Mecânica na Pitágoras Teixeira de Freitas, Iago Taurino, 18 anos, conquistou o bicampeonato brasileiro de karatê durante o 26º Campeonato Brasileiro de Karatê Interestilos em Itapecerica da Serra (SP), realizado em novembro deste ano.

De família de karatecas, Iago é um apaixonado pelo esporte e credita ao seu avô Genival (em memória) toda paixão e dedicação à modalidade esportiva. “O primeiro que me incentivou foi o meu avô. Ele me fez dar os passos iniciais no karatê, me incentivava, ensinava até mais do que eu precisava saber “, comenta o atleta, que completa falando sobre a paixão pelo esporte. “O karatê é tudo para mim! Hoje em dia, eu não me vejo sem ele, é minha prioridade. Tenho grandes sonhos nessa modalidade esportiva, que é, para mim, um grande sonho de vida”, justifica.

Antes de se tornar bicampeão brasileiro representando a FEBRAKI –  Federação Estadual Baiana de Karatê Interestilos, Iago, que nasceu em Teófilo Otoni (MG) e mora na Bahia há 15 anos, participou do Campeonato Brasileiro de Karatê representando a seleção mineira, em outubro deste ano, onde conquistou o terceiro lugar. Além disso, foi campeão pela primeira vez em 2016, representando a Federação do Espírito Santo.

Conciliar os estudos com a vida de atleta não é simples para os esportistas e com Iago, que tem buscado cada vez mais focar nas duas áreas, não é diferente. “Não é fácil conciliar o curso de Engenharia com a vida esportiva, mas o aprendizado que tive esse ano é que é importante administrar o nosso tempo e valorizar aquilo que realmente importa para gente. Consigo alcançar bons resultados nos estudos e no karatê, embora tenha grandes dificuldades, mas venho me superando sempre”, comenta o karateca, que completa: “Assim como o esporte, os estudos também são importantes para mim. Eu sonhava desde pequeno cursar Engenharia Mecânica e tenho me dedicado muito aos dois“, explica.

A interdisciplinaridade presente na grade curricular ajuda, segundo o esportista, a pensar em sua carreira como atleta, nas conquistas e nos planos para o futuro. “A Engenharia, diferente do que muitos pensam, tem uma grade muito ampla, como matérias que nos ajudam como pessoa também. A exemplo da disciplina de Administração que nos ajuda a ter o melhor planejamento, não só de carreira, mas também do nosso dia a dia. Com ela aprendi que existem objetivos a curto, médio e longo prazo. Isso eu trouxe para minha vida, pois no karatê eu tenho objetivos nessa mesma escala, e se tem um motivo de eu estar conquistando mais do que antes é por causa disso, do meu planejamento e do meu esforço”, comenta Iago.

Para o futuro, Iago sonha em conquistar uma vaga na seleção brasileira e ser campeão mundial. “Então, meu objetivo é em 2020 evoluir o melhor e mais rápido possível, conquistando títulos importantes como os brasileiros. Para em 2021 começar a lutar por uma vaga na seleção brasileira oficial e depois buscar meu grande sonho, ser campeão mundial”.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui