A educação de Itamaraju, cada vez mais tem se tornado protagonista no cenário nacional, elevando o nome do município em destaque, reflexo do trabalho desempenhado por todos os profissionais da pasta, premiações tem sido conquistada enfatizando a certeza de dever cumprido.
Durante a tarde de quarta-feira, 09 de junho, o Secretário de Educação José Ferreira, participou da cerimônia de premiação de Queila Sales de Oliveira, 15 anos, representante da Escola Municipal Novo Prado, que cursou o 9º Ano do ensino fundamental II.
Seguindo as orientações das organizações de saúde, a premiação foi reservada aos familiares e gestão escolar, participaram a coordenadora da escola Izi Vidal, diretora Cleonice Budera, professor incentivador Deolizam Pereira Neto, coordenadora geral do ensino fundamental II Lurdes Marina e familiares da aluna.
Dotada de muito saber, a aluna Queila Sales de Oliveira, com auxílio de professores foi inscrita na Olimpíada Nacional de Ciências (ONC), o ano 2020 entrou para a história como um ano de muita superação, mediante a pandemia que assolou a nação brasileira, onde a Olimpíada Nacional de Ciências, foi mantida de portas abertas e acessível a todos estudantes do Brasil, sendo realizada a edição 100% ONLINE, em larga escala desta magnitude.
Destinada a estudantes do ensino médio, 8º e 9º anos do ensino fundamental, a ONC integra o Programa Ciência na Escola e é realizada pelo Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), com a organização da Sociedade Brasileira de Física (SBF), Associação Brasileira de Química (ABQ), Instituto Butantan, Sociedade Astronômica Brasileira e da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). O resultado da edição 2020 que, devido à pandemia, ocorreu remotamente, foi divulgado no dia 25 de fevereiro de 2021, deixando todos orgulhosos mediante a conquista de medalha de ouro pela aluna Queila Sales de Oliveira.
Queila Sales de Oliveira, foi premiada após competir com estudantes de todo o Brasil, sendo de escolas públicas e particulares. A premiação foi enviada via correios para as instituições vencedoras da competição, sendo representadas pelos discentes.
Filha de Lídio da Silva Oliveira e mãe Cristina de Souza Sales, moradores da rua Santos, no bairro Novo Prado. A adolescente é um orgulho para a família e esbanja simpatia e muito saber, Queila Sales de Oliveira, agradeceu a toda gestão escolar pelo incentivo e destacou o empenho dos professores que durante todo o período de competição proporcionaram reforço escolar e através do incentivador Deolizam Pereira Neto, vivenciaram uma maratona de conhecimentos em busca do resultado que foi alcançado com êxito e perseverança.
A aluna destacou que também faturou outras premiações em competições de incentivo promovidas pela secretaria de educação. 3º lugar no Concurso de Redação 2017, 1º lugar Projeto de Artes 2018 – Consciência Negra, 1º lugar no Soletrando 2019 – Projeto Literário, além disso Queila Sales de Oliveira, é dotada de diversos talentos artísticos, finalizando destacou que o maior incentivo vem de seus pais que por inúmeras vezes passara noites buscando conhecimento que consequentemente vem sendo aplicados em sua vida, encerrou.
Para o Secretário de Educação de Itamaraju José Ferreira, a educação sempre será a ferramenta de transformação do mundo, e para isso o município feito investimentos proporcionando qualidade, estruturação e resultados importantes garantindo o fortalecimento do ensino público municipal, e consequentemente o desenvolvimento educacional da população. “Acredito que as olimpíadas científicas proporcionam muitas novas descobertas, ideias e conhecimentos, além de ser uma oportunidade destaque e incentivo dos alunos”, disse José Ferreira.
Finalizando foi entregue a vencedora a medalha de ouro e certificação, em seguida foi feito os cumprimentos pela gestão escolar, familiares e secretário da pasta, além do registro fotográfico de mais uma conquista que deixou todos orgulhosos.