Esteja precavido!

“Não se deixem vencer pelo mal, mas vençam o mal com o bem.” (Romanos 12.21)

Precisamos colocar este princípio cristão para a vida em funcionamento dentro de nossas casas. O mal na vida tem nos vícios e nos comportamentos destrutivos seus filhos mais fieis. Os vícios são necessidades ilegítimas que se estabelecem e nos subjugam. Quando falamos em vício sempre pensamos em coisas ilícitas, mas nem todos os vícios estão relacionados a coisas ilícitas. Porém, todos os vícios têm o potencial de nos consumir e nos impedir de administrar corretamente nossos recursos. Os comportamentos destrutivos são maneiras de agir ou reagir, estilos de linguagem ou posturas que causam danos, seja a nós, seja a outros, seja a nossos bens. Precisamos estar atentos.

Paulo nos aconselha a não se deixar vencer pelo mal. Devemos nos avaliar, crescer em consciência sobre nós mesmos, o que nos possibilitará identificar vícios e comportamentos destrutivos. Contra o mal, a precaução é uma excelente ação. Como nossas unhas que precisam ser cortadas e lixadas periodicamente, nosso mundo interior precisa ser cuidado. O mal é sutil e não precisamos de convite. Ele é como uma erva daninha que brota, à mínima condição favorável. O bem é diferente. Ele será uma escolha e precisarmos trabalhar por ele. Devemos nos dedicar ao bem e é assim que vencemos o mal. É escolhendo responder às circunstâncias segundo os critérios do bem que o mal perde lugar em nós e ao nosso redor.

Vencer o mal com o bem exige dizermos “não” a nós mesmos. Tudo isso é muito importante para a vida familiar. Não se endureça diante dos conflitos em sua família. Não tenha atitudes punitivas em relação a seu cônjuge ou filhos. Não aceite os conselhos do ressentimento. Ao contrário, seja amoroso. Aja com paciência e em seus momentos de firmeza, que sejam acompanhados de amor sincero. Fale, converse, ouça, busque o acordo, conceda e peça perdão. O mal sempre nos convidará ao endurecimento, mas devemos resistir. Esteja atento, pois, algumas vezes o mal a ser vencido virá de dentro de você mesmo. Quanto ao bem, sua fonte é sempre o Alto. Busque a Deus e vença.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui