A instalação de quase 3000 (três mil) metros de manilhas está em seu trajeto final. Quando estiver concluída, a obra vai garantir o escoamento das águas das chuvas e virar a página do tempo e do sofrimento em que as famílias acordavam na madrugada com a água avançando suas casas, danificando seus móveis e mobiliários e comprometendo a estrutura de seus imóveis.
A drenagem e instalação de manilhas debaixo da terra não é uma obra que a grande maioria prefira fazer, justamente, por ficar escondida, quando concluída. Em Caravelas, no entanto, a gestão do atual prefeito já solucionou os alagamentos na Avenida Sócrates Ramos e na Barra de Caravelas, pontos críticos do município, onde eram constantes os alagamentos. A solução, dentre outras medidas, incluiu a instalação de rede de drenagem, no mesmo modelo do que está sendo concluído no bairro São Judas Tadeu, mesmo em alguns desses pontos o nível ser mais baixo do que o do mar.
O bairro São Judas Tadeu terá a conclusão das obras de drenagem com a pavimentação em piso intertravado (bloquete), instalação de meio-fios e construção de calçadas, o mesmo padrão adotado na solução dos alagamentos na Barra de Caravelas. Já na Sócrates Ramos, além da drenagem, a pavimentação foi em asfalto.
Segundo o Prefeito de Caravelas, Silvio Ramalho, “obras como essas são um desafio para a engenharia e para os recursos públicos do município, além de exigir muito acompanhamento de perto para que o projeto seja realizado à risca”, disse.
E acrescenta: “Esse é um projeto planejado para requalificar o espaço urbano de todo o bairro São Judas Tadeu com intervenções para melhorar o aspecto social, econômico, ambiental, físico, de saúde e de desenvolvimento humano (IDH)”, concluiu.