Estadual: Fórum de consórcios se reúne na UPB

Presidentes e secretários executivos de Consórcios Públicos Intermunicipais da Bahia estiveram reunidos na sede da UPB na última terça-feira (3/2) discutindo a retomada das atividades do Fórum Baiano de Consórcios, a estruturação do organismo e a agenda prioritária a ser trabalhada junto ao governo do estado. A reunião foi acompanhada por técnicos da Secretária de Planejamento da Bahia (Seplan) e presidida pela prefeita Maria Quitéria, presidente da UPB. [1]

O fórum vai centralizar informações, prestar assessoramento jurídico e contábil, além de fornecer cases de experiências bem sucedidas dos consórcios da Bahia

Na ocasião foram listados três pontos cruciais para reestruturação do fórum: a primeira foi o apoio logístico da UPB com espaço físico e pessoal para o funcionamento do órgão; já a segunda foi a necessidade de reunir os representantes dos 32 consórcios para alinhar junto à diretoria da UPB uma agenda prioritária, que inicialmente envolve saúde e segurança pública; por fim foi colocada a necessidade de criar um calendário com reuniões periódicas para traçar metas e trocar experiências.

“Precisamos que os consórcios funcionem para dar mais eficiência às gestões municipais. Estamos imbuídos desse esforço”, disse a presidente da UPB. Mesma opinião foi dada pelo prefeito de Ruy Barbosa e vice-presidente da UPB, José Bonifácio, ao ressaltar que “o momento é oportuno”, considerando que o governador recém eleito Rui Costa deu sinais de que a parceria com os consórcios é um caminho desejado para sua gestão.

O prefeito de Ibicaraí e presidente da Amurc, Lenildo Santana, que atualmente preside o Consórcio de Desenvolvimento Sustentável do Território Litoral Sul esteve presente na reunião e destacou que ações já estão sendo desenvolvidas em benefício do Sul da Bahia. Através da parceria firmada com a Uesc, profissionais estão atuando para a elaboração do Plano de Saneamento e Resíduos Sólidos. Já com o Ministério do Desenvolvimento Agrário o CDS está adquirindo veículos para oito (8) municípios consociados, para desenvolverem atividades ligadas a agricultura. Ainda em execução e com o apoio da Secretaria de Meio Ambiente do Estado (Sema), um profissional contratado está operando nos municípios consociados para elaboração dos seus códigos ambientais e conselhos.

 

VIVIANE CABRAL – ASSESSORA DE IMPRENSA AMURC – Associação dos Municípios do Sul, Extremo Sul e Sudoeste da Bahia


Comente!

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui