Estado prorroga, até o dia 26, as inscrições para 43 cursos gratuitos de qualificação profissional

Estado prorroga, até o dia 26, as inscrições para 43 cursos gratuitos de qualificação profissional
Estado prorroga, até o dia 26, as inscrições para 43 cursos gratuitos de qualificação profissional. Foto: Ascom

Estado prorroga, até o dia 26 de outubro, as inscrições para os 43 cursos gratuitos de qualificação profissional para 151.179 mil vagas do Programa Educar para Trabalhar. A iniciativa integra as políticas públicas de assistência estudantil do Governo da Bahia, no âmbito do Programa Estado Solidário. O objetivo é promover a qualificação profissional dos estudantes, oferecendo oportunidades de aprendizagens e maiores condições de inserção no mundo do trabalho, conforme as demandas dos setores produtivos dos Territórios de Identidade da Bahia. As inscrições podem ser feitas no Portal da Educação (www.educacao.ba.gov.br).

Durante o ano de 2021, o Educar para Trabalhar ofertou 200 mil vagas. Nesta nova etapa, as ofertas são para 43 cursos de 10 Eixos Tecnológicos, na modalidade Educação à Distância (EAD), de Formação Inicial e Continuada (FIC). Os interessados devem estar regularmente matriculados no Ensino Médio ou da Educação Profissional Técnica de Nível Médio da rede pública estadual de ensino no ano letivo de 2020/2021. Também podem se inscrever egressos dos cursos técnicos de nível médio da rede estadual de ensino, que tenham concluído os estudos no período de 2016 a 2020.

Sobre os cursos – Os cursos terão duração média de três a cinco meses e serão ministrados em parceria com o Sistema S, composto pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (SENAC), Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) e Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR). A previsão é que as vagas sejam preenchidas em 2.656 turmas, com diversos cursos, dentre os quais os de: Administrador de Banco de Dados; Agente Cultural; Agente de Gestão de Resíduos Sólidos; Agente de Informações Turísticas; Almoxarife de Obras; Assistente de Logística; Assistente Financeiro; Cerimonialista; Desenvolvedor de Jogos Eletrônicos; Organizador de Eventos e Produtor Cultural.

Confira o novo cronograma:

Inscrição:  Até 26/10
Sorteio eletrônico: 27/10
Publicação resultado parcial da lista de classificados 27/10
Prazo para recurso 28/ a 29/10
Publicação do Resultado final 30/10
Período de matrícula 31/10 a 07/11
Início das aulas – 1ª Entrada 08/11/2021
Início das aulas – 2ª Entrada 07/02/2022

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui