Estado investe em vias estruturantes para melhorar mobilidade de Salvador

 

Estado investe em vias estruturantes para melhorar mobilidade de Salvador
Foto: Elói Corrêa/GOVBA

Depois de entregar obras como a Via Expressa, Estrada do Curralinho e Complexo Viário Imbuí-Narandiba, o Governo do Estado continua a garantir que Salvador tenha melhorias na mobilidade urbana. Além de destravar a construção do metrô, a administração estadual investe em vias estruturantes, permitindo ao soteropolitano se locomover com mais facilidade na capital.

O trânsito livre é a nova realidade para quem passa pela Avenida Pinto de Aguiar. Ampliada e requalificada, a via é opção para fugir dos congestionamentos. “Nunca vi esta avenida engarrafada. Ela é larga e eu escolho ir para a faculdade por ela justamente por isso. Poderia ir pela Avenida Jorge Amado, que é menor, mas gasto menos tempo por aqui”, explica a universitária Maria de Fátima Dórea.

A Pinto de Aguiar compõe a chamada Linha Azul, um corredor transversal que vai cortar a Avenida Paralela por túneis, ligando o bairro de Patamares ao Lobato. O trajeto passa pela Avenida Gal Costa recuperada, onde é construído o terminal de integração ônibus-metrô de Pituaçu. Os 12 quilômetros de pista vão aproximar a Orla do Subúrbio Ferroviário.

Estado investe em vias estruturantes para melhorar mobilidade de Salvador
Foto: Elói Corrêa/GOVBA

“O trajeto ligará dois pontos distantes, que a população vai poder percorrer em menos tempo. O percurso é direto, sem precisar dar uma volta na cidade toda“, afirma o diretor de obras estruturantes da Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado (Conder), Sérgio Silva.

Linha Vermelha

Com os mesmos 12 quilômetros, outro corredor transversal corta a cidade, partindo da Avenida Orlando Gomes, entregue pelo Governo do Estado após obras de pavimentação e ampliação de vias, instalação de nova iluminação e itens de acessibilidade, além de paisagismo. Conhecida como Linha Vermelha, a via liga a Orla de Piatã à BR-324, na altura do bairro de Águas Claras, incluindo os nove quilômetros da Avenida 29 de março, ainda em obras.

Executado pela Conder, o novo sistema viário é formado por uma via marginal à BR-324, com extensão de cerca de dois quilômetros, incluindo um viaduto sobre a Rua Celika Nogueira. O conjunto ainda possui alças de acesso à BR-324, totalizando 4,2 quilômetros de novas vias, além de uma pista apta a operar o BRT. Outras intervenções, como ciclovia, passeios com piso tátil, escadas, passagem para pedestres, sinalização e paisagismo completam a obra.

Estado investe em vias estruturantes para melhorar mobilidade de Salvador
Foto: Elói Corrêa/GOVBA

“A mobilidade aqui melhorou muito. Antes, a gente praticamente não tinha nem passeio. Hoje a calçada está larga e a gente pode evitar de ir para pista, não correndo riscos sem necessidade”, comenta o vigilante Alexandro Silva, morador da região.

Mais mobilidade

Nas obras complementares ligadas ao metrô, elevados garantem retornos com mais conforto e segurança, na altura do Ferreira Costa, Alphaville e Stella Maris. Já para bairros como Canabrava e Nova Brasília, o trânsito vai melhorar com a ligação da Rua Artêmio Valente com a Paralela, conhecida como Via Barradão.

A nova via está com obras 76% concluídas e deve ser entregue no início do segundo semestre deste ano. Quando pronta, a avenida vai desafogar o trânsito de cinco bairros da capital, principalmente em dias de jogos no Estádio Manoel Barradas.

 

 

 

 

 

 

 

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui