Estádio Indígena Pataxó é inaugurado com festa em Cabrália

No último domingo, dia 25, os desportistas de Santa Cruz Cabrália e especialmente, os atletas indígenas tiveram muito que comemorar com a inauguração do Estádio Indígena Arena dos Guerreiros Pataxó, construído na Aldeia de Coroa Vermelha. Marcando a data diversos amistosos foram realizados, culminando com o jogo mais esperado do dia, um amistoso entre a Seleção Indígena Pataxó, patrocinada pela Prefeitura e o time de juniores do Bahia, quem em umadisputaacirrada empataram em 1 a 1.

As atividades em comemoração à inauguração do novo Estádio, que é uma realização do Governo da Bahia e da comunidade indígena, começaram no início da manhã com amistosos que envolveram as seleções indígenas locais, masculino e feminino e também as seleções de Itamaraju e Caravelas. Os jogos animaram a torcida que lotou as arquibancadas e o em torno do Estádio.

Na parte da tarde, às 15 horas, após apresentação indígena o Estádio foi oficialmente inaugurado. Presentes no local estavam: o diretor da Superintendência de Desportos do Estado (Sudesb), Nei Santos, o presidente da Federação Indígena Pataxó e Tupinambá, cacique Aruã, o vice-cacique Benedito, o diretor de Relações Institucionais da Veracel, Pedro Cardoso, a especialista em Comunidades Tradicionais da Veracel, Eunice Brito, Major Câmara, a primeira dama Janete Pontes e o prefeito Jorge Pontes.

Abrindo a cerimônia o prefeito ressaltou a importância do momento vivido pelo setor em Cabrália, lembrando recentes conquistas que beneficiaram todos os esportistas do município. “Graças à união da prefeitura, do governo do Estado e da comunidade indígena a população de Cabrália recebe esse belo Estádio. Estamos também patrocinando a Seleção Indígena Pataxó e vamos também nos responsabilizar pela manutenção do Estádio. Já tivemos outros estádios, mas foram destruídos em gestões anteriores, esse vamos preservar”, declarou Pontes.

O chefe do executivo também falou de outros importantes equipamentos esportivos, construídos em sua gestão, como o Espaço Interação Jovem de Coroa Vermelha, onde as crianças de Cabrália têm aluas, gratuitas, de diversas modalidades esportivas. Lembrou, ainda, das quadras poliesportivas construídas na sede e distritos e da Praça da Juventude, um complexo esportivo, que em breve será inaugurado no Campinho, em parceria com o governo da Bahia.

O representante da Sudesb, garantiu estar honrado em participar de um evento como este e de entregar o novo Estádio a comunidade Pataxó. “Acompanho o processo desde o início e esse belo espaço construído pela Conder é qualidade para os desportistas de Cabrália. Por isso, pedimos a população que junto com a Prefeitura, ajude a manter o Estádio, para que sempre esteja pronto para os atletas”, informou o Santos, que garantiu que novidades virão, graças ao relacionamento do prefeito e do cacique Aruã com o governador Jaques Wagner.

Para o cacique Aruã a oportunidade é única e um grande momento para o povo Pataxó. “Agradecemos o governador Jaques Wagner, pela abertura política que nos deu, abraçando as lideranças indígenas e ao prefeito que se disponibilizou a fazer a manutenção do Estádio. E principalmente, parabéns a comunidade indígena que vai saber valorizar o que recebeu”.

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui