A intensificação com a higiene pessoal é uma das principais recomendações preventivas veiculadas pela Secretaria de Saúde de Porto Seguro, no intuito de informar a população sobre a responsabilidade social do auto cuidado com a lavagem das mãos, uso de máscara e a não aglomeração de pessoas, para evitar o contágio e a disseminação do coronavírus.
Atenta às recomendações, a Vigilância em Saúde tem ampliado a limpeza nas áreas internas e externas nas unidades de saúde e demais estabelecimentos do SUS em todo o município.
A finalidade no desenvolvimento das intervenções de sanitização, de acordo com o secretário de saúde, Kerrys Ruas, é assegurar a segurança não apenas dos usuários do Sistema Único de Saúde, que busca atendimento, como, também, a todos os profissionais que atuam nas unidades.
“O crucial para gestão pública e, claro, para todos os profissionais que integram a secretaria de saúde é a unificação dos esforços para salvar vidas, e essa tem sido a nossa maior responsabilidade ao longo da mobilização de enfrentamento ao coronavírus. A sanitização é um fator determinante para que a população também reforce seus cuidados pessoais e entenda que estamos numa parceria integradora, onde todos formamos um grande elo de empenho, luta e dedicação contra a pandemia. Queremos que os pacientes que vão as unidades de saúde, bem como quem trabalha em todos os equipamentos do SUS encontrem espaços limpos e higienizados”, enfatiza.
Sanitização
Denominada de sanitização, as ações de desinfecção, por meio do uso de bomba costal manuseada por agentes de combate às endemias, consistem na borrifação, a alta pressão, da substância quaternária de amônia de 5°, substância responsável por conter propriedades antibactericidas.